Dólar avança e opera na casa de R$ 3,25 com cena política no foco – Valor

SÃO PAULO  –  Com alguma instabilidade nos primeiros negócios do dia, os juros futuros e o dólar começam a formar um sinal mais claro na sessão desta quinta-feira. As taxas apontam para cima, estendendo o avanço do dia anterior quando o mercado sofreu o baque de ruídos políticos relacionados à reforma da Previdência.

Numa indicação de que a cautela persiste no mercado, o DI janeiro de 2021 subia a 9,340% por volta das 10 horas, ante 9,330% no ajuste anterior.

Outro termômetro da percepção de risco, a inclinação da curva de juros, aumenta nesta manhã. A diferença entre o DI janeiro de 2023 e o DI janeiro de 2019 avança a 3,12 pontos percentuais. Se o nível for mantido até o fim do dia, será a nova máxima recorde para esse trecho. Ontem, o patamar estava em 3,08 pontos, tendo avançado 0,11 ponto ante 2,97 pontos no fechamento de terça.

O movimento no Brasil se descola dos principais emergentes, como pode ser visto no mercado de câmbio. O dólar comercial avançava 0,51%, cotado a R$ 3,2570.

No mercado brasileiro, a instabilidade ao longo da sessão pode ser acentuada por causa de fatores técnicos, como a formação da taxa Ptax, referência para liquidação de derivativos, de fim de mês e o leilão de títulos públicos.

Como pano de fundo, a articulação do governo em torno da proposta previdenciária ganha ainda mais atenção dos agentes financeiros neste momento. Aumentaram as dúvidas sobre a capacidade de Michel Temer e seus aliados em pautar a votação da matéria na próxima semana, intenção já demonstrada anteriormente. Isso porque há o risco de não haver apoio parlamentar suficiente para aprovar a medida.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve decidir hoje se põe a proposta de emenda constitucional (PEC) da reforma da Previdência na pauta de votação de quarta-feira, 6 de dezembro, como querem o Palácio do Planalto e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!