BC: Governo manda projeto ao Congresso para criar depósito voluntários – Valor

SÃO PAULO  –  O Banco Central (BC) informou em nota à imprensa que o governo federal enviou nesta quinta-feira ao Congresso o projeto de lei que autoriza a autoridade monetária a acolher depósitos voluntários a prazo de instituições financeiras. Segundo a autarquia, a medida visa diversificar e aperfeiçoar os instrumentos de política monetária e faz parte da Agenda BC+, no pilar “Legislação Mais Moderna”.

A nota afirma que bancos centrais de reconhecida reputação técnica, tais como o Federal Reserve (Fed), dos Estados Unidos, o Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu (BCE), contam com depósitos voluntários remunerados entre seus instrumentos de administração da liquidez. “O novo instrumento tem diversas características favoráveis, como efetividade na absorção de recursos livres no sistema bancário, simplicidade, baixo custo operacional e fácil entendimento pelos agentes financeiros”, diz o BC.

A autarquia esclarece ainda que as operações compromissadas com títulos de emissão do Tesouro Nacional continuarão sendo o principal instrumento para implementar a meta para a taxa Selic, estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). “A captação de depósitos voluntários atuará como instrumento complementar para a gestão da liquidez no mercado de reservas bancárias. Após a aprovação da lei, o novo instrumento será introduzido de maneira gradual e parcimoniosa, com limites a serem estabelecidos pela regulamentação do Banco Central”, esclarece o texto.

O BC aponta ainda que informações sobre os volumes de depósitos voluntários, por prazo de vencimento, serão publicados diariamente no seu site na internet.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!