Em dia de avanço no Brexit, maioria das Bolsas da Europa fecha em alta – Jornal do Comércio

O avanço das negociações em relação à saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit, impulsionaram os mercados acionários do Velho Continente, dando apoio para a alta de 1% da Bolsa de Londres nesta sexta-feira. O índice pan-europeu Stoxx 600 terminou em 389,45 pontos, ganho diário de 0,79% e semanal de 1,43%.

O otimismo já vinha desde a abertura dos mercados europeus, embalado pelo acordo fechado entre a UE e o Reio Unido após seis meses de tensas negociações. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e a primeira-ministra britânica, Theresa May, fizeram o anúncio logo cedo em Bruxelas.

Segundo Juncker, a equipe de negociadores europeus irá agora recomendar formalmente que os líderes da UE concordem em avançar para a segunda fase das conversas do Brexit quando se reunirem na próxima semana. “Acredito que agora alcançamos o progresso que precisávamos”, declarou Juncker.

O acordo sobre os termos do divórcio, que inclui um acerto financeiro pelo Brexit, os futuros direitos de cidadãos residentes no Reino Unido e evitar a restauração de uma “fronteira dura” na Irlanda, significa que autoridades da UE provavelmente concordarão que as discussões sigam adiante.

O texto abre caminho também para que o diálogo avance para um futuro pacto comercial, tirando as dúvidas que poderiam afetar tanto a economia britânica quando a do bloco comum.

Desta forma, os investidores comemoraram tanto na ilha britânica quanto na parte continental. Em Londres, o índice FTSE-100 terminou em 7.393,96 pontos, alta diária de 1% e semanal de 1,28%. Destaque para a subida das ações de empresas de mineradoras – Anglo American avançou 1,56% e Glencore saltou 2,22%.

O avanço de mineradoras ocorreu em reação ao avanço bem mais do que o esperado em novembro das exportações e importações na China. O setor de siderurgia também foi ajudado no continente. Em Paris, as ações da ArcelorMittal subiram 1,06%. O índice acionário CAC-40 terminou em alta de 0,28%, aos 5.399,09 pontos. Na semana, o salto foi de 1,55%.

Na Alemanha, o Partido Social Democrata (SPD) afirmou que irá conversar com a aliança conservadora da chanceler Angela Merkel para formar uma possível coalizão de governo. Com isso, a Bolsa de Frankfurt encerrou em 13.153,70 pontos, ganho no dia de 0,83% e na semana de 2,27%.

A Bolsa de Madri fechou em alta diária de 0,57% e semanal de 2,34%, aos 10.321,10 pontos. A de Milão subiu 1,40% na sexta-feira e 3,02% na semana, aos 22.773,80 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI-20 caiu 0,58%, para 5.360,26 pontos. Na semana, a alta foi de 0,18%.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!