Inflação pelo IPCA desacelera em novembro, aponta IBGE – Valor

RIO  –  A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para 0,28% em novembro, de 0,42% em outubro, informou nesta sexta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mesmo mês de 2016, a alta havia sido de 0,18%. Dessa forma, a inflação oficial acelerou pelo indicador acumulado em 12 meses: de 2,70% em outubro para 2,80% em novembro, de acordo com o instituto.

O IPCA de novembro ficou abaixo da média de 0,35% estimada por 27 consultorias e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data. O intervalo das projeções ia de alta de 0,31% a 0,47%. No acumulado de 12 meses, a expectativa era de alta de 2,88%.

Nos 11 meses completos do ano, o IPCA acumula alta de 2,50%, a menor inflação para o período desde 1998 (1,32%). Assim, faltando apenas mais um mês para 2017 terminar, a inflação segue abaixo do piso da meta, de 3% — o centro é de 4,5%, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

O IBGE calcula a inflação oficial brasileira com base na cesta de consumo das famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos, abrangendo dez regiões metropolitanas, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília. Os preços são coletados ao longo do mês.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!