Bolsas asiáticas têm alta generalizada em meio à estreia de bitcoin futuro – Jornal do Comércio

As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta segunda-feira (11), na esteira de dados positivos do mercado de trabalho dos EUA, em meio à estreia de negociações de contratos futuros da moeda virtual bitcoin e à espera de uma decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) esta semana.

Na sexta-feira, foi divulgado que os EUA criaram 228 mil empregos em novembro, número bem superior às 195 mil vagas previstas por analistas. O resultado ajudou a consolidar expectativas de que o Fed elevará juros pela terceira vez este ano na quarta-feira (13), quando encerrará sua reunião de política monetária de dois dias.

Também esteve no radar a estreia do primeiro contrato futuro de bitcoin, que ontem à noite iniciou negociações na CBOE Global Markets em forte alta. A moeda virtual, que valia US$ 1.000 no fim do ano passado, vem apresentando uma valorização vertiginosa este ano. Nesta manhã, o bitcoin operava em torno de US$ 16.600.

Segundo analistas, investidores estão intrigados com o desempenho do bitcoin e podem transferir recursos para a criptomoeda, após o recente movimento de realização de lucros observado na Ásia, motivado pelos fortes ganhos que as bolsas locais acumularam desde o começo do ano.

Na China, o índice Shenzhen Composto se destacou e subiu 1,49% hoje, a 1.919,69 pontos, impulsionado principalmente por ações ligadas a fabricantes de equipamentos de processamento de dados, após o presidente Xi Jinping defender o fortalecimento da estratégia para o setor com o intuito de construir uma “China digital”. Já o Xangai Composto, principal índice acionário do país, avançou 0,98%, a 3.322,20 pontos.

Em Tóquio, o Nikkei teve sua terceira alta consecutiva, de 0,56%, a 22.938,73 pontos, graças a papéis das áreas financeira e petrolífera.

Em outras partes da Ásia, ações de tecnologia ajudaram o Hang Seng, que subiu 1,14% em Hong Kong, a 28.965,29 pontos, e o Taiex, que avançou 0,72% em Taiwan, a 10.473,09 pontos, enquanto em Seul, o sul-coreano Kospi registrou ganho de 0,30%, a 2.471,49 pontos, graças a papéis de farmacêuticas, e, em Manila, o filipino PSEi teve valorização de 0,65%, a 8.358,57 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana teve ganho marginal de 0,07%, com o S&P/ASX 200 terminando a sessão em Sydney a 5.998,30 pontos.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!