Novembro registra maior intenção de viagem do ano, mostra levantamento da FGV – Jornal do Comércio

Às vésperas do início do período de festas de fim de ano e das férias escolares, o brasileiro mostra disposição de colocar a viagem em seus planos para os próximos meses. Foi o que constatou pesquisa do Ministério do Turismo, realizada em novembro, que registra o maior aumento do ano na intenção de viagem e as maiores perspectivas de deslocamentos para destinos nacionais.

Mais de 27% dos entrevistados manifestaram intenção de viajar nos próximos seis meses. Um aumento de 5 pontos percentuais, comparado ao resultado de janeiro deste ano. Outro achado da pesquisa é que a intenção de realização de viagens para o exterior nas sete capitais ficou em 16,3%, o menor percentual de 2017, confirmando uma queda mensal iniciada em julho.

O Nordeste manteve a liderança como destino de preferência dos potenciais viajantes, com 43,4% das indicações, seguido por Sudeste, que deve ser o segundo destino mais visitado, com 25,1%. Destaque para a região Sul, que melhorou a performance na sondagem do mês anterior e alcançou 23,9% de intenção dos viajantes, maior percentual do ano. O Centro-Oeste aparece com 5,3% da intenção dos viajantes, e o Norte, com 2,3%.

Na hora de escolher o meio de hospedagem, 44,9% deverão optar por hotéis e pousadas, e 36,6%, pela casa de amigos e parentes. Em relação aos meios de transportes, 51% dos viajantes deverão escolher o avião, enquanto 35,3% optarão pelo automóvel. Para 10,9% dos viajantes, o percurso em direção ao destino escolhido deverá ser feito de ônibus.

Entre as capitais pesquisadas, o maior aumento do desejo de viajar nos próximos seis meses foi registrado entre os moradores de Belo Horizonte, na comparação com novembro do ano passado. O percentual na capital mineira cresceu de 31,1% para 41,6%. Foi verificado crescimento de intenção de viagem também em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. Houve queda acentuada em Brasília, e mais leve em Recife, Salvador e São Paulo. A indicação de viagem doméstica prevalece em todas as capitais pesquisadas.

A Sondagem do Consumidor- -Intenção de Viagem é realizada mensalmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com 2 mil pessoas. As sete cidades pesquisadas detêm cerca de 70% do fluxo turístico do País.

 

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!