Inflação no Reino Unido acelera para o maior nível desde 2012 – Exame

Londres – O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido subiu 3,1% em novembro ante igual mês do ano passado, ganhando força em relação ao aumento anual de 3% verificado em outubro, segundo dados publicados hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

O resultado, o mais alto desde março de 2012, ficou acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam repetição da variação de outubro.

A inflação britânica anual está bem acima da meta do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), que é de taxa de 2%.

Na comparação mensal, o CPI do Reino Unido aumentou 0,3% em novembro, também acima da projeção do mercado, que era de ganho de 0,2%.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,3% em novembro ante o mês anterior e registrou acréscimo anual de 2,7%.

Já o índice de preços ao produtor (PPI) “output” – que mede os preços na porta das fábricas – do Reino Unido subiu 0,3% em novembro ante outubro e teve expansão anual de 3%.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!