Obras da barragem do arroio Jaguari serão retomadas em breve – Jornal do Comércio

Uma obra fundamental para a região Central do Rio Grande do Sul vai ser retomada nos próximos meses. O governo gaúcho assinou ontem o início da segunda fase da construção da barragem do arroio Jaguari. A população de seis municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria será diretamente beneficiada: Cacequi, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Rosário do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel. A água represada vai ser usada para abastecimento dos moradores e irrigação das propriedades rurais.

O governador José Ivo Sartori disse que é mais um passo para concluir uma obra aguardada há décadas pelas comunidades da região. O secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, também destacou a importância do empreendimento. “A barragem é fundamental para o desenvolvimento de todo o Estado, especialmente daquela região que historicamente sofre com a estiagem e acumula perdas, às vezes, irreparáveis”, disse.

Junto com o início da segunda etapa, também vai ocorrer a retomada das obras da primeira. O trabalho tinha começado em 2008, mas estava parado desde 2013 por uma série de problemas, incluindo a necessidade de refazer a licitação. Juntando as fases 1 e 2, são necessários cerca de R$ 130 milhões para concluir a barragem. O governo federal entra com 99% dos recursos. Ao Estado cabe uma contrapartida de 1%. É um convênio entre o Ministério da Integração Nacional e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).

Localizada na divisa dos municípios de São Gabriel e Lavras do Sul, a barragem do arroio Jaguari compõe, junto com a barragem do arroio Taquarembó, um sistema de armazenamento e distribuição de água de extrema importância para a região central.

 

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!