À espera do Fed, bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta – Jornal do Comércio

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira (13), à espera do anúncio de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). A exceção foi o mercado japonês, que foi pressionado pela fraqueza do dólar ante o iene na esteira da vitória de um democrata na eleição do Alabama para o Senado americano.

Há ampla expectativa de que o Fed elevará juros pela terceira vez este ano ao fim de sua reunião de dois dias, que será concluída na tarde de hoje. Investidores ficarão atentos também à indicação de quantas vezes o BC americano poderá aumentar juros em 2018 e a projeções de inflação para o curto prazo. A inflação nos EUA continua baixa, o que impede o Fed de ser mais agressivo no aperto de sua política monetária.

Na China, o índice Xangai Composto subiu 0,68%, a 3.303,04 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,77%, a 1.915,77 pontos, com ambos recuperando-se das perdas de ontem.

Em Tóquio, por outro lado, o Nikkei ficou no vermelho pelo segundo pregão seguido, com queda de 0,47%, a 22.758,07 pontos.

O mau humor no mercado japonês veio à medida que o dólar se desvalorizou frente ao iene durante a madrugada, após o democrata Doug Jones vencer a eleição no Alabama para o Senado dos EUA, numa disputa contra o republicano Roy Moore.

O resultado foi também considerado uma derrota para o presidente dos EUA, Donald Trump, que apoiou a candidatura de Moore, embora o republicano seja alvo de acusações de assédio sexual, e reduziu a maioria do Partido Republicano no Senado para apenas um assento. Com isso, aumentam as dificuldades de Trump para passar projetos legislativos na Casa. A perspectiva da aprovação de uma reforma tributária vinha ajudando a sustentar o dólar nos últimos dias.

Já em Seul, o sul-coreano Kospi teve alta de 0,79%, a 2.480,55 pontos, após ações ligadas a turismo serem impulsionadas por notícias de que a Coreia do Sul e os EUA consideram adiar exercícios militares conjuntos até depois da Olimpíada de Inverno de PyeongChang, que será em fevereiro.

Em outras partes da Ásia, o Taiex avançou 0,26% em Taiwan, a 10.470,70 pontos, favorecido por papéis do setor financeiro, enquanto o filipino PSEi subiu 0,31% em Manila, a 8.359,61 pontos, e o Hang Seng exibia ganho de cerca de 1,6% em Hong Kong pouco antes do encerramento dos negócios.

Na Oceania, a bolsa de Sydney terminou a sessão em leve alta, beneficiada pelo anúncio de que a operadora australiana de shopping centers Westfield Corp. foi adquirida pela europeia Unibail-Rodamco, num acordo estimado em US$ 15,7 bilhões de dólares. Em seu quinto pregão consecutivo de ganhos, o índice australiano subiu 0,14%, a 6.021,80 pontos, atingindo o maior nível em um mês. 

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!