Desconto de 10% do IPTU de Porto Alegre vale até 3 de janeiro – Jornal do Comércio

Quem tiver imóveis em Porto Alegre e quiser aproveitar desconto de 10% no valor de 2018 terá de quitar a guia até 3 de janeiro. O prazo foi anunciado nesta quarta-feira (13) pela Secretaria Municipal da Fazenda. Depois desse prazo, o contribuinte tem a opção de pagar o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) parcelado em até 10 vezes.

O imposto para 2018 teve correção de 2,8%, que representa a inflação (pelo IPCA, índice oficial do governo federal), que abrange 12 meses – dezembro de 2016 a novembro de 2017. No parcelamento, não há desconto e o vencimento da primeira parcela ocorre em 8 de março. O secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, disse que as guias de pagamento começarão a ser enviadas pelos correios a partir desta sexta-feira (15). As pessoas podem acessar a guia pelo site da secretaria, informando a inscrição do imóvel.

O secretário projetou, em coletiva na manhã desta quarta, que 50% das guias devem ser quitadas com desconto. A receita gerada pelo pagamento do IPTU com desconto de 10% deve chegar a R$ 144 milhões, e o total estimado é de R$ 377 milhões. A prefeitura reenviou projeto à Câmara de Vereadores que revisa planta e cálculo do tributo, mas a tramitação enfrenta resistência e é alvo de medidas na Justiça, pois a mesma proposta havia sido rejeitada este ano. Mesmo que o projeto seja aprovado, não haverá impacto em valores para o próximo ano.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!