Gleisi diz que tribunal age de forma “no mínimo excepcional” contra Lula – Isto É

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), afirmou nesta terça-feira, 12, que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) “age de forma no mínimo excepcional” ao marcar, em tempo recorde, o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para 24 de janeiro de 2018. Na avaliação da cúpula petista, o desfecho do processo está sendo apressado com o único objetivo de tirar Lula da disputa presidencial.

“Os golpistas e seus aliados investem em saídas artificiais e antidemocráticas para impedir a volta de Lula ao governo. Se têm a expectativa de ver Lula inelegível a partir do julgamento da apelação, enganam-se”, escreveu Gleisi, em nota intitulada “Lula é candidato do povo brasileiro”.

A estratégia do PT é manter a candidatura do ex-presidente, que lidera as pesquisas de intenção de voto, até se esgotarem todos os recursos judiciais. Em julho, Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão, no caso do tríplex no Guarujá. Se a condenação for mantida pelo TRF-4, ele poderá se tornar inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa.

Para Gleisi, a ação contra Lula tem sido marcada por “arbitrariedades, ilegalidades e cerceamento ao direito de defesa”. Embora nos bastidores petistas já prevejam que o tribunal confirme a condenação de Lula, o partido está preparando as diretrizes para o programa de governo do ex-presidente.

“Qualquer discussão ou questionamento sobre sua candidatura só se dará após o registro no Tribunal Superior Eleitoral, em agosto”, disse a senadora. Na mensagem, Gleisi destacou ainda que a única decisão “justa e legal” a ser tomada pelo TRF-4, “diante das provas da inocência” do ex-presidente, é absolvê-lo. “Lula é o nosso candidato e será o próximo presidente do Brasil”, encerrou a senadora.

The post Gleisi diz que tribunal age de forma “no mínimo excepcional” contra Lula appeared first on ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!