BC da Rússia surpreende e reduz taxa de juros para 7,75% – Valor

SÃO PAULO  –  O Banco Central da Rússia surpreendeu o mercado ao cortar em 50 pontos-base a taxa de juros de referência para 7,75%. A mediana de expectativas apontava um corte de 25 pontos-base.

Em comunicado, o BC disse que a inflação está em 2,5% e gradualmente se aproximará de 4,0% até o fim de 2018.

“A extensão do acordo para reduzir a produção de petróleo traz riscos inflacionários positivos ao longo de um horizonte de um ano”. Em reconhecimento a isso, o Banco da Rússia reduziu os juros. “O Banco da Rússia continuará sua transição gradual de uma política monetária moderadamente apertada para neutra”, disse o comunicado.

“A extensão do acordo entre os países exportadores de petróleo diminui a incerteza da dinâmica dos preços da energia e dos riscos pró-inflacionários relacionados ao longo de um horizonte de um ano”, afirmou o banco central. No entanto, “os riscos de desvio ascendente da inflação da previsão no médio prazo ainda prevalecem”.

De acordo com estimativas do Banco da Rússia, no fim de 2017 o PIB estará próximo do potencial, entre 1,7% e 2,2%. Portanto, as condições monetárias geram baixa pressão inflacionária sem restringir o crescimento econômico. Embora outubro tenha mostrado tendências inconsistentes na dinâmica da atividade econômica, a confiança está em nível relativamente alto, diz o BC russo.

Em vista da extensão do acordo para reduzir a produção de petróleo, o Banco da Rússia aumentou a previsão de crescimento do PIB em 2018 em comparação com o cenário de referência anterior. No entanto, as perspectivas de médio prazo da economia não viram mudanças. Ao longo do horizonte de previsão, o crescimento econômico não excederá 2,0%, o que corresponde às estimativas atuais do seu nível potencial.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!