Dólar recua ante iene em meio a dúvidas com reforma tributária nos EUA – Jornal do Comércio

A tumultuada agenda legislativa nos Estados Unidos pesou sobre o dólar nesta quinta-feira (14), que recuou em relação a outras moedas fortes, como o iene. O euro, por sua vez, teve forte baixa após a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).

No fim da tarde em Nova Iorque, o dólar caía para 112,28 ienes e o euro recuava para US$ 1,1793.

Como amplamente esperado pelo mercado, o BCE manteve suas taxas de juros inalteradas nesta quinta-feira. Logo após a decisão, o presidente da instituição, Mario Draghi, concedeu coletiva de imprensa, onde afirmou que os dados econômicos da zona do euro “confirmam a necessidade de um amplo grau de acomodação monetária”. Com esse comentário, o euro abandonou as perspectivas positivas quanto à retirada da acomodação do BCE e operou em forte queda ante o dólar.

A moeda americana, por sua vez, reagiu em alta a dados acima do esperado da economia americana. De acordo com o Departamento do Comércio dos EUA, as vendas no varejo avançaram 0,8% em novembro na comparação com o mês anterior, enquanto economistas consultados pelo Wall Street Journal esperavam aumento de 0,3%. Na comparação com novembro de 2016, a alta foi de 5,8%. Além disso, o número de pedidos de auxílio-desemprego recuou 11 mil, para 225 mil, na semana encerrada em 9 de dezembro, disse o Departamento do Trabalho americano. Analistas esperavam queda menor, para 235 mil.

No entanto, a pesada agenda legislativa nos EUA pesou sobre a divisa americana durante a tarde. Deputados e senadores do Partido Republicano chegaram a um acordo de plano tributário, mas há dúvidas quanto aos votos de alguns senadores. John McCain (Arizona) enfrenta problemas de saúde e é dúvida na votação da proposta na próxima semana, enquanto Marco Rubio (Flórida) pediu que o crédito para famílias de baixa renda seja elevado no projeto final. Os investidores avaliam, ainda, a questão do teto da dívida nos EUA.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!