Petrobras: produção de petróleo e gás cai 1,8% em novembro ante outubro – Jornal do Comércio

A Petrobras informa que sua produção total de petróleo e gás natural, em novembro, foi de 2,72 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), queda de 1,8% ante os 2,77 milhões de boed anotados em outubro. Do total produzido no mês passado, 2,62 milhões de boed foram no Brasil e 99 mil boed no exterior.

A produção média de petróleo no País foi de 2,13 milhões de barris por dia (bpd), volume 1,5% inferior ao de outubro. “Esse resultado se deve, principalmente, à parada programada para manutenção do FPSO Cidade de Niterói, que opera no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos”, destaca a estatal.

A produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 78,4 milhões de m3/d, 2,3% abaixo do mês anterior. Essa redução também foi decorrente da parada do FPSO Cidade de Niterói, além da redução da produção em campos do Amazonas devido à manutenção no sistema de compressão.

Em novembro, a produção de petróleo operada pela Petrobras (parcela própria e dos parceiros), na camada do pré-sal, registrou um novo recorde diário, alcançando a marca de 1,45 milhão de barris no dia 30 de novembro. A produção mensal foi de 1,65 milhão de boed, volume 1,5% acima do mês anterior. A companhia atribuiu o resultado, principalmente, ao crescimento da produção do campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, por meio da plataforma P-66.

A produção de petróleo nos campos do exterior no mês passado foi de 60 mil bpd, volume 2,8% inferior ao mês anterior. “Essa redução deve-se, principalmente, a ocorrências operacionais nos campos produtores de Lucius e Cascade, ambos no Golfo do México”, disse a estatal. A produção de gás natural foi de 6,8 milhões de m3/d, volume 6,8% inferior ao mês anterior, devido a ocorrências operacionais no campo de Hadrian South.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!