As 30 cidades mais ricas do Brasil – Exame

São Paulo – Alguns municípios brasileiros chamam a atenção pelo PIB per capita totalmente fora do padrão.

Via de regra, elas são localidades com população modesta mas que concentram a exploração de atividades econômicas importantes. Na divisão do PIB por morador, a média fica alta.

É o caso da líder Presidente Kennedy, no Espírito Santo, onde é forte a atividade petrolífera e o PIB per capita é de R$ 513 mil.

É mais de 17 vezes o valor do PIB per capita brasileiro em 2015, que ficou em R$ 29.323,58.

O PIB per capita de Presidente Kennedy é quase o dobro da vice-campeã, Paulínia (forte no setor petroquímico), e do terceiro lugar, Louveira (que concentra centros de distribuição de grandes empresas).

Os últimos dados, referentes ao ano de 2015, foram divulgados na última quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de todo este dinheiro ser bem-vindo para a economia, ele não se traduz automaticamente em renda pessoal ou qualidade de vida.

“Nem todo PIB gerado no município é apropriado por sua população residente, uma vez que a geração do PIB e a renda disponível para consumo não são necessariamente iguais”, diz o relatório.

Veja quais são os 30 municípios brasileiros com maior PIB per capita:

 

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!