Comissão da Câmara debate regulamentação de moedas virtuais – Valor

BRASÍLIA  –  A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a regulamentação, pelo Banco Central, de moedas virtuais (como os bitcoins) e os programas de milhagem de companhias aéreas (PL 2303/15) realiza hoje uma audiência pública para debater a proposta.

O deputado Alexandre Valle (PR-RJ), que solicitou o debate, destaca que as moedas virtuais tem ganhado cada vez mais espaço e visibilidade como meio de pagamento. “O aumento da quantidade de transações, usuários e mesmo as diferentes moedas virtuais disponíveis, cujo principal exemplo é o bitcoin, tem chamado a atenção de diversas autoridades reguladoras e inspirado discussões acerca da sua regulamentação”, afirma.

O parlamentar lembra que as moedas virtuais não têm relação direta com qualquer autoridade central, tampouco ostentam a qualidade de moeda, tal como o real, o dólar, o euro etc. Para ele, é necessário realizar discussão técnica jurídica sobre o tema, com os motivos e técnicas regulatórias para mitigar riscos relacionados a sua operação, sem impedir que a tecnologia desenvolva eficiência no mercado financeiro e de capitais brasileiro.

Foram convidados para a discussão o advogado e sócio do Pinheiro Neto Advogados, Bruno Balduccini; o estatístico e engenheiro de sistemas Courtnay Guimarães; o professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Rogério Mori; o delegado da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes da Polícia Civil do Distrito Federal, Wisley Salomão; e o promotor de Justiça Paulo Binicheski.

A audiência está prevista para ter início às 14h30, no plenário 5 da Câmara.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!