Confiança do consumidor cai 0,5% em dezembro – Exame

Em novembro, o índice já havia registrado um recuo de 0,2% sobre outubro

access_time 19 dez 2017, 18h42

Brasília – A confiança do consumidor recuou 0,5% em dezembro, na segunda queda consecutiva registrada neste final de ano. É o que aponta o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) divulgado nesta terça-feira, 19, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em novembro, o índice já havia registrado um recuo de 0,2% sobre outubro. Com isso, o índice chegou a 100,5 pontos, apenas 0,2 ponto acima do apurado em dezembro de 2016. Ele está 7% abaixo da média histórica para o índice, que é de 108,1 pontos.

Na avaliação do economista da CNI Marcelo Azevedo, esse resultado indica que a recuperação do consumo tende a ser “moderada”. A entidade avalia que o consumidor chega a este final de ano mais preocupado com o emprego e os preços.

O Inec questiona os entrevistados sobre suas expectativas de desemprego, inflação, renda pessoal, endividamento, situação financeira e intenção de compras. Em quatro desses componentes, os resultados foram negativos em dezembro.

A expectativa de queda no desemprego caiu 5,3% em dezembro ante novembro, enquanto a de queda da inflação recuou 2,6%. A expectativa quanto ao aumento da renda pessoal caiu 1%, enquanto a de consumo de bens de maior valor ficou em -1,3%.

Por outro lado, cresceu em 3,8% em relação à satisfação quanto à renda pessoal. O índice de endividamento cresceu 3,7%, o que indica redução do endividamento das famílias.

O Inec, realizado pelo Ibope para a CNI, ouviu 2.000 pessoas em 127 municípios no período de 7 a 10 de dezembro.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!