A criptomoeda da vez – Portal do Bitcoin – Portal do Bitcoin

Volta e meia surgem burburinhos sobre uma nova altcoin revolucionária, “a criptomoeda da vez”. Muita gente comprando e recomendando alguma moeda como sendo a sucessora do Bitcoin. Seria a revolução dentro da revolução da criptoeconomia. Algumas eu enxergo como puro golpe e nem me dou ao trabalho de ler mais a respeito. Neste texto não estou falando delas, mas sim das criptomoedas que realmente tem algum fundamento técnico ou apresentam alguma novidade em relação as outras.

A necessidade de fazer transações na Internet é uma demanda real que não está sendo suprida atualmente pelo Bitcoin. A solução está sendo usar alguma altcoin como meio de pagamento. Mas se essa é a única necessidade, por que não usar o PayPal ou um banco?

É importante entender que o Bitcoin não é apenas um sistema de pagamentos. É muito mais que isso.

“O sistema do Bitcoin não escala”

Todos conhecem esse problema; não é novidade. Foi justamente a primeira crítica que Satoshi Nakamoto recebeu após publicar sua ideia na lista de criptografia. De lá pra cá esse assunto já foi muito debatido e foram propostas algumas soluções. Mas nada vai ser resolvido da noite pro dia. A manutenção de sistemas financeiros é arriscada, demorada e conservadora.

“Mas o que o Satoshi queria; mas a proposta do Bitcoin era…”

Não interessa a intenção que você supõe ser a do autor de uma façanha, mas sim os resultados. O adesivo do post-it deveria ser uma supercola, mas deu errado. O Viagra deveria ser um remédio para doenças do coração, mas deu errado. Ambos foram fracassos de sucesso.

“A moeda X é excelente, bem melhor que o Bitcoin para fazer Y”

Sim, existem milhares de moedas que são melhores que o Bitcoin para diversas funcionalidades. E muitas não possuem funcionalidades que o Bitcoin possui.

“A MOEDA X Não tem taxas”

Não existe almoço grátis. As taxas do Bitcoin, apesar de irracionalmente altas atualmente, tem um propósito fundamental no sistema. É bom entender sua utilidade. Elas dão um custo base ao ativo além de servirem de incentivo para que mais mineradores atuem no mercado, aumentando assim a segurança do sistema. Algumas propostas de criptomoedas sem taxas podem ser atacadas com custos baixos.

“Fiz transações instantâneas com a moeda X”

Tem certeza de que foram instantâneas? Muitas altcoins fazem transações em alguns segundos e outras de maneira instantânea. Transações instantâneas e baratas com Bitcoin são possíveis de serem feitas usando a Lightning Network, o OpenDime ou até alguma outra outra solução offchain, como cartões de débito.

“A moeda X me parece perfeita”

Tem certeza de que não existem falhas? Muitos sistemas são perfeitos até falharem. Chegou a estudar a fundo o funcionamento dela? Tem conhecimento técnico pra isso? É muito raro encontrar discussões técnicas e fundamentadas com argumentos racionais. Normalmente vemos apenas afirmações banais como “eu gosto” ou “é lixo”.

“A moeda X vai substituir o Bitcoin”

Será? Quanto você está apostando nisso? Essa é a opinião de todo entusiasta de toda criptomoeda. Se alguma delas vai mesmo substituir o Bitcoin, eu não tenho a mínima ideia. Por via das dúvidas, aposto em algumas que me parecem ser tecnicamente promissoras. Sim, talvez a ideia do Satoshi, por mais revolucionária que tenha sido, possa ser substituída por outra mais simples. Ou talvez não possa. Quem tem certeza? Qual a sua argumentação racional pra defender sua posição? E quanto custaria um erro nessa avaliação?

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!