Planejamento anuncia nesta 4ª novo desbloqueio do Orçamento – Exame

Brasília – O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, concede entrevista coletiva nesta quarta-feira, 20, para anunciar o relatório extemporâneo de avaliação do Orçamento de 2017.

Como antecipou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, o governo vai aproveitar a melhora da arrecadação para liberar mais recursos para os órgãos federais na reta final do ano.

Oliveira admitiu na terça-feira que um novo desbloqueio estava sendo preparado pelo governo, mas não falou em valores. Como mostrou o Broadcast, a cifra deve ficar em torno de R$ 5 bilhões.

Ainda restam R$ 24,6 bilhões bloqueados no Orçamento de 2017, ano marcado pela falta de dinheiro e pela ameaça de paralisação por parte de vários órgãos.

O resultado positivo da arrecadação em novembro – alta de 9,5% na comparação com o mesmo mês de 2016 – abriu espaço para o governo federal fazer uma liberação adicional. O gasto com algumas despesas obrigatórias também deve ficar menor do que o projetado.

Em meio às negociações para votar a reforma da Previdência, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), sinalizou em jantar que haveria mais recursos a serem empenhados até o fim do ano. Um primeiro sinal de que haveria novo desbloqueio.

Uma liberação de verba no Orçamento automaticamente eleva o limite para o empenho de emendas parlamentares, de forma proporcional.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!