Taxa de desemprego sobe pelo segundo mês seguido na Região Metropolitana – Jornal do Comércio

A taxa de desemprego voltou a subir na região Metropolitana de Porto Alegre, chegando a 12,6% em novembro, ante 12% no mês de outubro. Os dados apurados pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) e divulgado nesta quarta-feira (20) mostram que o número total de desempregados em novembro atingiu a marca de 234 mil pessoas, um aumento de 12 mil em relação a outubro.

No período de um ano, a taxa de desemprego total aumentou de 10,8% para 12,6% da População Economicamente Ativa (PEA) na RMPA. Na comparação de 12 meses, o contingente de desempregados cresceu mais 28 mil pessoas, ou 13,6%. O resultado deve-se ao fato de a redução do nível de ocupação (eliminação de 81 mil postos de trabalho, ou -4,8%) ter sido superior à saída de pessoas do mercado de trabalho (-53 mil, ou -2,8%).

Em novembro, houve redução de trabalho na indústria de transformação (eliminação de 7 mil postos de trabalho, ou -2,5%) e na construção (-4 mil, ou -3,1%). Já o comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (geração de 1 mil postos de trabalho, ou 0,3%) mostrou relativa estabilidade, enquanto houve elevação nos serviços (geração de 4 mil postos de trabalho, ou 0,5%).

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!