Fim de semana antes do Natal deve ser de grande movimento no comércio de Porto Alegre – Jornal do Comércio

O último fim de semana antes do Natal promete ser de movimento intenso nas lojas e nos supermercados de Porto Alegre. De acordo com o Sindilojas-POA, os sábados já são, tradicionalmente, o dia da semana de maior movimento no comércio da Capital, e este sábado, antevéspera do feriado natalino, deve ser ainda mais cheio para o varejo. Após três anos com queda no volume de vendas, os comerciantes esperam alta na faixa de um dígito no número de transações de Natal em 2017.

Com horário especial no final de semana, o comércio de Porto Alegre deve funcionar normalmente no sábado e, no domingo, as lojas dos shopping centers poderão atender até as 18h, enquanto que a abertura do comércio de rua poderá ser até as 19h. 

Para Luciane Nunes da Silva, proprietária da Padaria Big Bem – que atende há 28 anos o Centro Histórico da Capital -, este fim de semana deve servir para atender à alta demanda de encomendas. A loja, que não abre aos domingos, fará uma exceção e terá um horário especial de funcionamento no dia 24, justamente para receber a clientela. “Temos muitas encomendas de salgadinhos, tortas, então vamos abrir para não deixar nossos clientes na mão”, explica Luciane.

Nos supermercados não deve ser diferente: cumprindo a tradição de deixar as compras para a última hora, os porto-alegrenses devem lotar os mercados do País tanto no sábado quanto no domingo para fazer as últimas compras para a ceia. Conforme a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), 60% das vendas para a ceia devem ser feitas nos três dias anterior ao Natal. As grandes redes de hipermercado de Porto Alegre devem funcionar, em média, até as 20h no domingo (24).

O movimento no Mercado Público de Porto Alegre também deve ser intenso. Os comerciantes do lugar – tradicional ponto de vendas de produtos como frutas secas, damascos, cerejas e frios – acreditam que o movimento irá se intensificar. Conforme o gerente da Banca 19, Luiz Braúna, a cada final de ano, aumenta significativamente a demanda do açougue. “Normalmente, atendemos cerca de 800 pessoas por dia. Às vésperas de Natal e Ano Novo, esse número passa de 1.500 clientes”, compara. O Mercado Público abrirá neste sábado (23), das 7h às 19h, 

Segunda-feira de Natal deve ser de supermercados e shopping centers fechados

Supermercados não vão abrir na segunda-feira, feriado de Natal. Foto: Silvio William/Arquivo/JC

Na segunda feira, a maioria dos estabelecimentos não deve operar. Os supermercados estarão fechados, enquanto os shopping centers – incluindo lojas e praça de alimentação e lazer – têm funcionamento opcional. Também na segunda, o varejo da Capital não poderá atender com a utilização de empregados.

A EPTC informa que os ônibus na Capital vão operar com tabela de feriado, equivalente à de domingo. Os táxis circulam com bandeira 2. Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais atuarão em regime de plantão.

Não haverá atendimento nas agências bancárias, e a alternativa são os canais de atendimento como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone.

Os pronto-atendimentos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – permanecerão abertos 24 horas para atender à população. As unidades de saúde estarão fechadas nesta segunda e retomam o atendimento na terça-feira, a partir das 7h.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – que funciona unicamente para atendimento nos casos caracterizados como de risco à vida, na rua e em domicílios – pode ser acionado pelo telefone 192.

Ao longo do dia, os intervalos entre os trens da Trensurb seguirão a tabela horária de domingos e feriados, com viagens de 15 em 15 minutos – com exceção dos últimos trens da noite, que terão intervalos de 20 em 20 minutos.

A Operação Viagem Segura de Natal, que se inicia à zero hora desta sexta-feira (22), terá reforço das ações de fiscalização por quatro dias, até segunda-feira (25).

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!