O peso dos impostos em 31 produtos de fim de ano – Exame

Um vinho importado tem quase 70% de impostos, enquanto um espumante tem 60%, segundo um levantamento da ACSP encomendado para o IBPT

access_time 22 dez 2017, 06h00

São Paulo – Viagem, ceia, decoração e comemoração: nenhum aspecto das festas de fim de ano escapa da alta carga tributária brasileira.

Um vinho importado, por exemplo, tem quase 70% de impostos, enquanto um espumante tem 60%.

Os números são de um levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) encomendado para o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

“Ao adquirir produtos e serviços, muitas vezes não percebemos todo esse imposto embutido. Por isso, temos que ficar atentos à carga tributária informada nas notas fiscais. Uma população mais consciente cobrará seus governantes e exigirá que façam o melhor uso do dinheiro público”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), em nota para a imprensa.

No final da lista estão as passagens de ônibus e de avião, com peso dos impostos na faixa dos 22%.

Curiosamente, alimentos como lentilhas têm uma carga tributária 10 pontos percentuais abaixo da praticada sobre azeitonas e castanhas.

“Há uma maior incidência tributária sobre os eletrônicos, os importados e os alimentos da ceia de Natal, porque, de acordo com a característica da essencialidade de cada um, que norteia o princípio da seletividade, esses produtos são considerados supérfluos, na visão do legislador”, diz presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, também em nota.

O Impostômetro da ACSP, que soma todos os impostos, taxas e  contribuições pagos pelos brasileiros no período de um ano, atingiu nesta quinta-feira (21) a marca de R$ 2,1 trilhões.

Até o último dia do ano, o placar deve chegar a R$ 2,170 trilhões, crescimento de 8,4% em relação ao ano passado, sem considerar a inflação.

Veja a carga tributária de 31 produtos e serviços consumidos com frequência nesta época:

 

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!