Bundesbank: bitcoin não é realidade próxima na zona do euro – Exame

Frankfurt – O membro do comitê executivo do Bundesbank Carl-Ludwig Thiele descartou a introdução de uma moeda digital oficial na zona do euro e alertou para possíveis perdas em investimentos com criptomoedas como o bitcoin, disse a um jornal alemão.

“Dinheiro digital vindo do banco central e análogo ao dinheiro real não está no radar por enquanto”, disse Thiele neste sábado ao semanal Euro am Sonntag.

Moedas digitais permitem aos usuários fazerem transações além das fronteiras instantaneamente e ganharam popularidade este ano por causa de seu aumento de preços. Bitcoin, a mais conhecida, subiu de preço cerca de 20 vezes desde o começo do ano.

A criptomoeda, no entanto, perdeu 30 por cento de valor, para menos de 13 mil dólares, na sexta-feira, em um momento no qual investidores desconfiaram da forte alta que levou o valor para perto de 20 mil dólares, levando especialistas a alertarem para a presença de uma bolha.

“Estamos vendo um rápido crescimento de valor, o que traz o risco de perdas rápidas também”, afirmou.

Moedas digitais descentralizadas como o bitcoin ainda não são amplamente aceitas. Críticos afirmam que elas podem ser facilmente usadas para lavagem de dinheiro, e que o fato de não haver regulação a torna arriscada, apesar da ideia existente de criação de uma versão eletrônica das moedas que ainda são controladas pelos bancos centrais.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!