Dados inteligentes ajudam a encontrar imóvel ideal – Jornal do Comércio

A Urbanis poderia ser apenas mais uma imobiliária recém-chegada ao mercado brasileiro. Mas não é. A startup aposta em uma nova forma de ajudar as pessoas a encontrarem o seu imóvel ideal, lançando mão de muita inteligência da informação e uma metodologia exclusiva chamada de Ciência Imobiliária, com mapas digitais e cruzamento de perfis.

A opção foi escolher uma lógica invertida do mercado imobiliário tradicional, que geralmente parte da premissa de quem está vendendo. A ideia é que essa seja uma forma de agregar valor a esse negócio, já que, hoje em dia, tanto faz para o cliente qual imobiliária usar. Ele geralmente escolhe a que tiver o apartamento ou casa que lhe interessou a partir de pesquisas realizadas na internet.

“Criamos um driver de negócio voltado para quem está comprando. Agregamos valor na busca que a pessoa está fazendo, ela nos paga os 6% de comissão se encontramos o que ela busca, e pronto”, relata Gabriel Fiori – que, ao seu lado, tem os sócios Rubem Knijnik Lucion e Amarildo Ribeiro.

O serviço é realizado em até 30 dias, e o cliente não paga nada a mais por isso. Por outro lado, a expectativa é reduzir a média de 30 visitas até encontrar o imóvel ideal em até 50%, na medida em que analisa o perfil e interpreta a cidade mental que traduz como as pessoas se relacionam com os locais que frequentam, fazem compras, estudam e trabalham.

Para modelar o seu negócio, a Urbanis aplicou centenas de entrevistas com a Opinion Box para, assim, identificar os principais fatores indutores de demanda para os diferentes perfis de clientes. Com isso, espera garantir um resultado com 94% de confiança (ou 6% de margem de erro). A partir disso, foram definidas algumas categorias, como casal jovem com filhos, solteiros, famílias com pet, casal maduro etc. Um resultado imediato dessa clusterização criada é que já não é mais preciso submeter as pessoas a centenas de perguntas a fim de identificar o seu perfil e, assim, afinar a busca pela casa ou apartamento.

Fiori comenta que a Urbanis adotou um modelo de negócio fortemente baseado em tecnologia. “Usamos ferramentas de mapas digitais interativos, agregamos vários bancos de dados e temos um algoritmo que faz uma leitura inteligente da malha urbana”, conta.

Tudo é adaptado ao perfil do cliente. Se uma pessoa é cardíaca e precisa de cuidados, a startup aponta a região que será capaz de lhe oferecer um serviço mais rápido e qualificado, como hospitais, de preferência que aceitem o seu plano de saúde. E a mesma lógica é aplicada a outros perfis. “Nossa meta é construir um sistema com algoritmos inteligentes que permita que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa obter resultados em tempo real. Esse é o nosso objetivo: tecnologia e escalabilidade”, acrescenta Fiori.

Parte desse know how vem do fato de que a Urbanis é uma spin off da Urban Systems do Brasil, de São Paulo, especializada em inteligência de mercado e no desenvolvimento imobiliário; em avaliar a vocação de áreas urbanas para grandes empreendimentos imobiliários, como shoppings center, condomínios corporativos, construtoras e incorporadoras. Fiori, aliás, foi chief commercial officer da Urban Systems do Brasil, e trouxe de lá os insumos e insights para construir a lógica da ciência imobiliária. 

Inicialmente, o serviço estará disponível em Porto Alegre e, em seguida, na Região Metropolitana. Segundo o gestor, o Rio Grande do Sul foi escolhido em função da boa receptividade para projetos inovadores, especialmente em parcerias com universidades, como é o caso dos parques tecnológicos. “Além disso, o Sul do Brasil costuma ser utilizado por muitas empresas como mercado-teste para o lançamento de produtos e serviços. Se o modelo for validado, a expansão será mais tranquila e segura”, antecipa.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!