Maioria dos brasileiros é contra privatizações, aponta Datafolha – Jornal do Comércio

Pesquisa Datafolha apontou que a maioria dos brasileiros é contra as privatizações. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, sete em cada 10 pessoas ouvidas não quer a venda de estatais. Além disso, 67% acreditam que há mais prejuízos do que benefícios na compra dos ativos por grupos estrangeiros. A rejeição à venda de ativos como da Petrobras é de 70%. Já a possibilidade de estrangeiros comprarem o capital da estatal de petróleo é descartada por 78% dos ouvidos. A atual direção da companhia tem liderado programa de desinvestimento com venda de diversas empresas.    

Outro detalhe que emergiu na apuração, divulgada nesta terça-feira (26) pela publicação, é que o apoio aos processos de privatização aumenta conforme a renda. Nesta faixa, 55% de quem ganha mais de 10 salários mínimos por mês, cerca de R$ 9,4 mil, é favorável à venda. Já entre quem ganha até dois salários mínimos, ou R$ 1,868 mil, o apoio é de 13%. 

O Datafolha aponta recorte por eleitores, indicando que mesmo quem vota em partidos como PSDB, sigla tradicionalmente ligada a privatizações – uma das marcas dos dois governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002) -, é contrário aos processos. Dos eleitores que votam em tucanos, 55% são contrários e 37% favoráveis.

O jornal lembrou que a pauta deve ser um dos temas das eleições de 2018, e o eleitorado mostra resistência. A rejeição é de 80% entre quem votaria em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas recentes para eleições. Já eleitores de Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSC), nomes que aparecem como prováveis candidatos, mostram apoio entre 31% e 36%, respectivamente.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!