Bitcoin merece atenção de reguladores, diz integrante do BCE – Valor

FRANKFURT  –  Yves Mersch, integrante do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE), disse nesta sexta-feira que a animação dos investidores em torno do bitcoin pode se tornar preocupante.

Em entrevista ao jornal econômico alemão “Boersen-Zeitung”, Mersch apontou que o giro relativamente baixo observado na moeda virtual faz com que a criptomoeda não seja um tópico para a política monetária.

Mas, conforme disse, “tendo em vista o avanço dos preços [do bitcoin], há uma onda especulativa que pode se transformar em um fator de preocupação”. Mersch disse também que, embora os investidores, individualmente, sejam “livres para jogar”, se algo der errado “não devem vir a nós com o argumento de que deveríamos ter proibido e os protegido”.

Ele disse também ser uma questão para os supervisores bancários avaliar se é apropriado que os bancos mantenham posições em criptomoedas. Mersch acrescentou que o que mais o preocupa é quando “infraestruturas do mercado financeiro, como bolsas de valores, ingressam nesse negócio”. “Isso coloca uma grande ameaça para a estabilidade financeira.”

Na entrevista, Mersch disse também que o BCE deve abordar de forma “gradual e cautelosa” a normalização da política monetária. Embora ele tenha dito que as vantagens de taxas de juros negativas superaram as desvantagens, acrescentou estar preocupado quanto a uma erosão da cultura de poupança.

“Uma geração inteira está crescendo sem conhecer o que significa ganhar juros sobre dinheiro. Há o risco de a cultura de poupança ser minada, e precisamos acompanhar isso bem de perto”, afirmou.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!