Grupo de turismo Schultz cresce 11% em 2017 com viagens internacionais – Valor

SÃO PAULO  –  O grupo Schultz, que reúne seis empresas no setor de viagens, vai fechar este ano com crescimento de 11% ante 2016 e atingir faturamento de R$ 135 milhões, com a retomada da demanda por viagens internacionais, principal negócio da companhia sediada em Curitiba (PR).

“Tivemos em 2016 uma queda [de embarques e faturamento] devido à crise, mas com a ligeira melhoria da economia, as muitas promoções lançadas por companhias aéreas, hotéis e destinos, teremos aumento de vendas este ano”, disse a diretora geral da Schultz Operadora, Ana Maria Santana. 

Ela prevê para este ano o embarque de 41 mil clientes, ou 11% mais que em 2016. Desse total, 90% são de turistas indo ao exterior; apenas 10% de viajantes domésticos.

A Schultz reúne os negócios da operadora, que responde por 58% das vendas do grupo, da venda de seguros viagem, por meio do Cartão Vital, que representa 31% do faturamento, mais os negócios de visto e da franqueadora TZ, de 31 lojas da marca TZ Viagens, que é multimarcas.

A executiva disse que a menor volatilidade cambial, a queda da inflação, dos juros e do desemprego no país alimentam a retomada de pacotes mais longos nas viagens dos brasileiros ao exterior. “O prazo médio de viagens, que tinha caído a 10 dias para pacotes na Europa e Ásia, por exemplo, voltou a ser superior a 15 dias, chegando a 21 dias. Nos estados Unidos, o período médio  aumentou de sete para dez dias também”, disse Ana Maria.

Segundo dados mais recentes do Banco Central, os gastos dos turistas brasileiros viajando ao exterior atingiram US$ 15 bilhões de janeiro a outubro deste ano, aumento de 32% ante igual período de 2016. 

A expectativa da Schultz é de manutenção para essa tendência em 2018. “Vamos ampliar as opções de pacotes para Portugal, Espanha, Leste Europeu, e lançar novos roteiros, para Rússia, por causa da Copa [do mundo de futebol Fifa], para Turquia e Japão”, afirmou Maria Santana.

Portugal é o principal destino operado pela Schultz, com cerca de 30% dos pacotes vendidos. Desde 2015, o fundador da empresa, Alvaro Schultz, tem uma operadora lá, o que ajudou a criar novos produtos, como o ‘Small Groups’, roteiros terrestres para grupos menores, de até sete pessoas, que viajam em vans em vez de ônibus.

A executiva disse que os planos da Schultz para 2018 também passam pela expansão da rede de franquias TZ Viagens, que vai abrir mais oito lojas. “Esse ano, que foi mais difícil, abrimos quatro lojas. Ano que vem a demanda estará mais aquecida”.

Fonte Oficial: Valor.

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