Bolsa de Tóquio fecha em nova máxima em 26 anos, apesar de iene forte – Jornal do Comércio

A Bolsa de Tóquio fechou em nova máxima em 26 anos nesta terça-feira (9), apesar de o iene ter se fortalecido ante o dólar nesta madrugada após o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) reduzir o tamanho de sua última operação de compra de bônus.

O índice Nikkei subiu 0,57%, encerrando os negócios a 23.849,99 pontos, depois de não operar ontem devido a um feriado nacional no Japão.

O BoJ decidiu cortar sua última oferta de compra de bônus do governo japonês (JGBs) de 10 a 25 anos em 5%, para 190 bilhões de ienes (US$ 1,7 bilhão), ajudando a impulsionar o iene, assim como os juros dos JGBs. O iene fortalecido tende a pesar em ações de exportadoras listadas em Tóquio.

O gesto sugere que o BC japonês deseja acentuar a inclinação da curva de juros, “junto com as expectativas de alta do mercado acionário e da inflação”, segundo o estrategista-chefe de juros para Japão da Nomura, Naka Matsuzawa, acrescentando que isso também pode sinalizar planos do BoJ de fazer algum tipo de aperto na política monetária em cerca de um ano.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!