PBoC deve manter juros básicos inalterados, mesmo com Fed elevando taxas – Jornal do Comércio

O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central chinês) deve manter os juros básicos inalterados neste ano, mesmo que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) continue o ciclo de aperto monetário. Segundo analistas, o que o PBoC deve fazer é elevar as taxas de mercado aberto.

A economista-chefe de Ásia-Pacífico da Vanguard Investments, Qian Wang, espera que o PBoC aumente as taxas de mercado aberto entre 5 e 10 pontos base de cada vez. Depois do último aperto monetário do Fed, em dezembro, o PBoC elevou a taxa de recompra reversa de 7 dias em 5 pontos base.

Para Wang, elevar os juros básicos seria “um grande sinal”, algo que ela diz ser improvável, a não ser que a inflação fique acima da meta. Ela prevê o índice a 2,5%, abaixo da meta de 3%. O dado de inflação de dezembro sai nesta terça-feira, às 23h30 (de Brasília).

Segundo a Abound Information, as preocupações com o crescimento doméstico mais suave não deixarão que o PBoC aumente os juros. “Política monetária não pode ser facilmente apertada, especialmente quando a China está colocando um freio na expansão da dívida”, disse a empresa.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!