Bolsas da Europa fecham sem direção única, com valorização do euro – Valor

SÃO PAULO  –  As bolsas da Europa fecharam em queda nesta quinta-feira (11) com o euro se fortalecendo ante o dólar – alta de 0,70%, a US$ 1,2032  depois da divulgação de uma ata mais “hawkish” do Banco Central Europeu (BCE).

O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou com baixa de 0,3%, aos 397,25 pontos. O DAX, de Frankfurt, recuou 0,6%, aos 13.202,90 pontos, e o CAC 40, de Paris, caiu 0,3%, aos 5.488,55 pontos. O FTSE 100, assim como nas duas últimas sessões, voltou a se descolar dos principais mercados europeus e fechou com valorização de 0,2%, aos 7.762,94 pontos, batendo novo recorde.

O BCE deu, nesta quinta, mais um passo em direção à normalização da política monetária, ao indicar que poderá promover, ainda neste início de ano, ajuste na comunicação que reflita a solidez da recuperação econômica da zona do euro. No início da semana, o Banco do Japão fez sinalização semelhante, ao reduzir o volume de compras de títulos de 10 a 25 anos.

“Embora o fim do afrouxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) ainda não tenha chegado, houve algumas mudanças notáveis na linguagem da ata de dezembro que sugerem que a liquidação de seu programa maciço de compra de títulos pode estar mais próxima”, disse Connor Campbell da Spreadex.

Pelo continente, o noticiário corporativo levou os setores de telecomunicação e o varejista ao pior desempenho da sessão, com baixas de 1,49% e 1,37%, respectivamente, no fechamento.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!