Meirelles: O que a S&P disse estava nos preços, não há surpresa – Valor

BRASÍLIA  –  O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, nesta sexta-feira (12), que, mesmo com a decisão de rebaixamento da nota de crédito soberano do Brasil de BB para BB-, alterando a perspectiva de negativa para estável, os indicadores de mercado de curto prazo, que reagem mais rapidamente aos eventos econômicos, se mantiveram “basicamente estáveis”. Meirelles citou o mercado cambial, os juros de longo prazo e a bolsa de valores.

“O que a agência [S&P] disse já estava nos preços. Já tinham [agentes econômicos] levado em conta no devido momento. Não há nenhuma surpresa no assunto”, explicou o ministro em entrevista coletiva.

Meirelles ressaltou o fato de a perspectiva de avaliação da agência ter sido alterada de negativa para estável. Isso sinaliza, conforme o ministro, que existe a previsão de estabilidade por um período desse rating. No entanto, dependendo das condições da economia como crescimento e inflação, essa nota poderá melhorar, acrescentou.

Reforma da Previdência

Ele destacou que mantém a previsão de que a reforma da Previdência Social será aprovada em fevereiro. “Mantemos a avaliação de que acreditamos na aprovação da Previdência”, destacou.

O ministro disse, ainda, que o Congresso Nacional tem aprovado reformas fundamentais para o país, como o teto de gastos, a reforma trabalhista, a Lei das Estatais e a TLP.

“Existe histórico de aprovação de medidas relevantes, o que nos leva a ficar confiantes e seguros de que melhoras continuarão e a melhora do rating é uma questão de tempo”, frisou. “Continuamos extremamente confiantes e seguros que reforma será aprovada, assim como medidas de ajuste”, complementou.

Ele disse que o país está crescendo e que a previsão de expansão do PIB neste ano é de 3%. Meirelles afirmou também que a agências de rating são conservadoras, o que é normal. “O país vai na direção certa e o compromisso nosso é a manutenção disso para garantir que as condições do país estejam muito melhores.”

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!