Receita líquida do Grupo Pão de Açúcar cresce 6,8% e atinge R$ 12,5 bilhões no 4º tri – Jornal do Comércio

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) apurou receita líquida de R$ 12,5 bilhões no quarto trimestre de 2017, um crescimento de 6,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano de 2017, a companhia varejista registrou uma receita de R$ 44,6 bilhões, expansão de 8,2% ante 2016.

No critério mesmas lojas, que considera apenas unidades abertas há mais de um ano, as vendas do GPA aumentaram 3,5% entre outubro e dezembro na comparação com iguais meses de 2016. A variação leva em conta ajustes para efeitos de calendário e considera ainda lojas convertidas da rede de hipermercados Extra para a bandeira de “atacarejo” Assaí.

A companhia registrou queda nas vendas da divisão de negócios que inclui as bandeiras Extra e Pão de Açúcar. O segmento chamado de Multivarejo teve recuo de 0,6% nas vendas líquidas mesmas lojas no quarto trimestre de 2017 em comparação com igual período do ano anterior.

Segundo o GPA, a deflação de alimentos impactou negativamente o crescimento mesmas lojas da bandeira Pão de Açúcar. A empresa destacou a redução de preços de alimentos como frutas, legumes, carnes e produtos sazonais de Natal.

A queda dos preços de alimentos tem afetado o varejo porque, conforme relatam as redes, eventuais aumentos do volume de produtos vendidos não têm compensado a queda de preços. Segundo o GPA, o volume vendido na bandeira Pão de Açúcar cresceu entre outubro e dezembro, marcando o segundo trimestre consecutivo de alta.

A companhia afirmou ainda que a bandeira Extra teve crescimento no conceito mesmas lojas afetado pelo menor desempenho de vendas em produtos que não são alimentos. A empresa mencionou os eletroeletrônicos, produtos têxteis e de bazar. Embora esse desempenho tenha sido menor do que em períodos anteriores, a companhia afirma que essas categorias de produto seguiram com crescimento de dois dígitos.

O Assaí, registrou crescimento de 10,7% nas vendas líquidas no critério mesmas lojas no quarto trimestre de 2017. O indicador leva em conta unidades abertas há mais de um ano. Ao todo, a receita desse negócio atingiu R$ 5,4 bilhões entre outubro e dezembro.

Em divulgação de resultados, o GPA afirmou que os resultados do Assaí foram afetados pela deflação de alimentos, mas destacou que a rede registrou aumento nas vendas em volume e no fluxo de clientes nas lojas.

No acumulado do ano de 2017, o Assaí teve receita líquida de R$ 18,4 bilhões, um avanço de 27,8% ante 2016.

A companhia destacou que o desempenho no ano foi impulsionado pela inauguração de 20 novas lojas Assaí, sendo que 15 delas eram antigos hipermercados da bandeira Extra e que foram convertidos em lojas de “atacarejo”.

Ainda de acordo com o GPA, os antigos hipermercados transformados tiveram vendas aumentadas em 2,5 vezes após a conversão.

Além das conversões de loja, o GPA informou que, em 2017, inaugurou cinco lojas Assaí, três supermercados Pão de Açúcar e seis lojas de vizinhança com a bandeira Minuto Pão de Açúcar. A empresa reportou ainda a inauguração no ano que passou de duas drogarias e dois postos de gasolina.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!