Tela de LED possibilita interatividade em calçado – Jornal do Comércio

Nativas digitais, as crianças agora podem carregar nos pés uma tela de LED customizável. A Calçados Bibi, de Parobé (RS), desenvolveu o Display Bibi, um calçado com uma tela na qual os pequenos de cinco a nove anos podem escrever ou desenhar o que quiserem. Vale desde colocar uma homenagem para a professora que está de aniversário, comemorar a vitória do seu time preferido ou, simplesmente, escrever o seu nome.

Para isso, basta baixar no computador um programa para desenhar ou escrever e transmitir para o calçado via cabo USB. Para quem optar por não deixar nenhuma mensagem personalizada, o calçado possui diferentes interações de luz. A primeira versão foi lançada em setembro de 2017. No próximo mês, a Bibi Calçados se prepara para colocar no mercado o Display Bibi em novos modelos, como tênis.

A diretora de marketing e produto da Calçados Bibi, Camila Kohlrausch, comenta que a ideia deste produto veio naturalmente, a partir das observações que a empresa costuma fazer do comportamento do público infantil. “O nosso desafio de inovação está muito alinhado ao conceito de desenvolver produtos que contribuam com o desenvolvimento da criança. Que ela possa interagir e customizar”, explica.

Foram dois anos trabalhando nesse projeto. Um dos primeiros desafios foi conseguir uma tela de LED de tamanho reduzido e com uma certa flexibilidade para aguentar os movimento diários das crianças, como ao mexer o pé, e durabilidade para aguentar alguns impactos. Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados, como o de não mergulhar na água, por exemplo. Outro foco da atenção foi chegar a um preço final que não fosse inviável para um calçado para criança – o primeiro modelo do Display Bibi lançado custa R$ 349,00. “Trabalhamos em cima desses pilares e os resultados foram muito positivos. A inovação faz parte da nossa estratégia”, afirma Camila.

A Calçados Bibi é referência no mercado de calçados infantis e tem fábricas em Parobé e em Cruz das Almas (BA). A empresa produz cerca de 2,6 milhões de pares ao ano e está presente em mais de 70 países nos cinco continentes. No Brasil, são cerca de 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 90 lojas.

A Health Angels, aceleradora de startups especialista em tecnologia para o setor de saúde básica, selecionou a Inbep, startup de educação profissional, para uma parceria voltada à capacitação de profissionais da área da saúde.

A jovem empresa lança mão de cursos on-line e presenciais para prestar serviços de educação na segurança do trabalho, e já atende profissionais de diversas indústrias há cinco anos. Com a parceria com a Health Angels, passará a atuar também no mercado de educação para saúde.

“O setor de saúde tem um grande potencial, e os profissionais estão sempre se atualizando e buscando se qualificar. Com essa parceria, poderemos levar know how de saúde aos nossos alunos, além de oferecer network e oportunidades”, afirma o diretor do Inbep, Tiago Maciel. A expectativa é de capacitar mais de cinco mil alunos no segmento.

Pelo modelo de negócios adotado, a aceleradora vai criar uma joint-venture com a startup, de forma a apoiar o seu crescimento. “O apoio de uma aceleradora ou de um investidor anjo ajuda a equacionar determinadas carências, como a montagem de uma equipe qualificada que facilite o acesso ao mercado”, explica o diretor da aceleradora, Antônio Francisco Nascimento.

Para abrir caminho para mais empresas inovadoras, a Health Angels deu início a um processo para eleger startups e desenvolver negócios com base nesse novo modelo de parceria.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!