Monitor do PIB da FGV aponta alta de 0,3% em novembro – Exame

No trimestre móvel encerrado em novembro, a alta foi de 0,6% ante o trimestre móvel terminado em agosto

Por Estadão Conteúdo

access_time 17 jan 2018, 10h11

Rio de Janeiro – O Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro cresceu 0,3% em novembro ante outubro, estima o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), por meio do Monitor do PIB, divulgado nesta quarta-feira, 17.

No trimestre móvel encerrado em novembro, a alta foi de 0,6% ante o trimestre móvel terminado em agosto.

“No mês de novembro, a economia continuou a crescer alcançando 0,8% na taxa acumulada em 12 meses, fazendo crer que as previsões de crescimento de 1% para o ano poderão ser ultrapassadas. Mais uma vez, o consumo das famílias e a Formação Bruta de Capital Fixo se destacam tanto na comparação mensal interanual (+4,2% e +4,9%, respectivamente), quanto na comparação mensal de novembro, com relação a outubro, na série ajustada sazonalmente (ambas com 0,5%)”, apontou Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV, em nota oficial.

A agropecuária impulsionou o desempenho positivo da taxa acumulada em 12 meses encerrados em novembro. Por outro lado, a indústria registrou leve recuo de 0,1% no período, e os serviços cresceram apenas 0,1%.

O indicador antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

Pela ótica da demanda, a taxa acumulada em 12 meses até novembro pelo consumo das famílias foi positiva em 0,7%.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos do PIB) teve recuo de 2,1%, a despeito do forte crescimento do componente de máquinas e equipamentos (+6,6%).

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o PIB apresentou crescimento de 2,6% no mês de novembro. O PIB acumulado em 2017 até o mês de novembro totalizou R$ 5,968 trilhões em valores correntes.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!