China tem maior aceleração do PIB desde 2010 – Exame

ÀS SETE – País apresentou a primeira aceleração do seu Produto Interno Bruto acima das expectativas desde 201

Por EXAME Hoje

access_time 18 jan 2018, 07h21 – Publicado em 18 jan 2018, 06h21

A China confirmou na madrugada desta quinta-feira o otimismo de economistas e investidores ao redor do mundo.

O país apresentou a primeira aceleração do seu Produto Interno Bruto acima das expectativas desde 2010.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

A economia chinesa cresceu 6,8% no último trimestre de 2017 e fechou o ano com uma alta de 6,9%. Em 2016, o crescimento foi de 6,7%.

A alta do PIB foi melhor do que os 6,8% previstos por economistas em uma pesquisa da agência de notícias Bloomberg. A alta foi impulsionada por exportações melhores do que o esperado, melhora na renda familiar e nos lucros das empresas.

Desde 2010, quando ultrapassou o Japão e se tornou a segunda maior economia do mundo, a China vem desempenhando um papel crucial no crescimento global.

O Fundo Monetário Internacional afirma que o país contribui com mais de um terço do crescimento mundial.

Para o Brasil, que tem a China como seu principal parceiro comercial, o avanço do país é para lá de positivo e pode incentivar ainda mais a bolsa.

Ontem o Ibovespa fechou com alta de 1,7% e 81.189 pontos — batendo um novo recorde de patamar.

A justificativa da alta neste início de ano tem sido as perspectivas de um maior crescimento global. As previsões para 2018 são de que a economia global terá um crescimento de 3,7%, ante os 3,6% em 2017.

A China deve, mais uma vez, seguir como a principal influência para o avanço global, reforçando ainda mais o papel do presidente chinês, Xi Jinping, como líder global.

Ele começa em 2018 o primeiro dos cinco anos de seu segundo mandato à frente do país. Seguindo o ritmo atual, a China deve ultrapassar os Estados Unidos em 2029, virando a maior economia do planeta.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!