Movimento do comércio sobe 1,5% em 2017, diz Boa Vista SCPC – Exame

Em dezembro ante novembro com ajuste sazonal, houve crescimento de 1,1 por cento

Por Thaís Barcellos, do Estadão Conteúdo

access_time 19 jan 2018, 10h13

São Paulo – O movimento do comércio subiu 1,5% em 2017 após dois anos de retração, conforme o indicador da Boa Vista SCPC que acompanha o desempenho das vendas do varejo no Brasil.

Em dezembro ante novembro com ajuste sazonal, houve crescimento de 1,1% e, na comparação com o mesmo mês de 2016, a expansão foi de 6,3%.

A Boa Vista SCPC afirma, em nota, que espera que essa tendência de aumento nas vendas se mantenha crescente nos próximos meses, consolidando a recuperação do setor, em função de uma mudança de cenário, que inclui redução de juros, expansão do crédito, melhoria dos níveis de renda e diminuição do desemprego.

Na análise por setores, a categoria de móveis e eletrodomésticos teve maior avanço tanto na comparação mensal com ajuste sazonal (2,2%) quanto no ano passado (2,2%).

As vendas do segmento de Tecidos, Vestuários e Calçados cresceram 0,1% em dezembro ante novembro com ajuste e 1,2% em 2017, enquanto o setor de Supermercados, Alimentos e Bebidas mostrou expansão de 0,3% na margem, descontados os efeitos sazonais, e de 1,7% no ano passado.

Já o segmento de Combustíveis e Lubrificantes teve alta em dezembro frente a novembro com ajuste (0,5%), mas ainda apresentou queda em 2017, de 2,5%.

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas do setor varejista.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!