Porcentual de lojas em SP com estoque adequado sobe para 52,5% – Exame

São Paulo – O número de lojas da cidade de São Paulo com estoques considerados adequados – ou seja, sem sobra ou falta de produtos – subiu após o desempenho positivo das vendas de Natal, segundo balanço divulgado pela FecomercioSP, entidade que representa empresas dos setores de comércio e serviços.

O porcentual de varejistas com estoques normais subiu de 51,5% para 52,5% na passagem de dezembro para janeiro. A proporção de lojas com excesso de produtos caiu de 32,4% para 31,8%, enquanto o porcentual de lojistas com estoques abaixo do ideal recuou de 16% para 15,5%.

Numa escala que vai de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total), o índice da FecomercioSP que mede a adequação dos estoques no varejo de São Paulo chegou a 105,3 pontos, 2,2% acima de dezembro e 3,2% maior do que o patamar de igual período do ano passado. O indicador é apurado mensalmente a partir de informações passadas por aproximadamente 600 empresários do comércio no município de São Paulo.

A entidade atribui a melhora da situação dos estoques ao bom resultado das vendas de Natal. Conforme pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as vendas do varejo na capital paulista voltaram a crescer em dezembro, após dois anos seguidos de queda no comparativo interanual.

Embora os estoques continuem acima da média histórica, a FecomercioSP avalia que eles tendem a caminhar em direção à normalidade até o fim do primeiro trimestre. As liquidações de janeiro já devem provocar, conforme a entidade, uma”boa redução” dos estoques.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!