Mercado eleva previsão para crescimento do PIB em 2019 – Jornal do Comércio

O mercado ampliou para 2,99% a previsão para o crescimento da economia brasileira em 2019, ante taxa de 2,80% na semana anterior, segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), que traz as estimativas das principais instituições financeiras do País. Para 2018, o número foi mantido em 2,70%.

Já os economistas que mais acertam as previsões na pesquisa Focus do Banco Central passaram a ver menos afrouxamento monetário neste ano ao elevarem sua expectativa para a taxa básica de juros.

O levantamento divulgado ontem mostrou que o Top-5, aqueles que mais acertam as previsões, continua vendo corte de 0,25 ponto da Selic no encontro de fevereiro do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, a 6,75%.

Mas, para o fim do ano, o grupo passou a ver a taxa básica de juros em 6,63% na mediana das expectativas, contra 6,5% antes. Para 2019, esses especialistas também aumentaram suas contas, a 8,5% de 8% antes.

A maioria dos indicadores, no entanto, se manteve sem alterações. A projeção é que a inflação oficial – medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – fique em 3,95% em 2018 e 4,25% em 2019. Além disso, o mercado espera que a taxa básica de juros fique em 6,75% no fim de 2018, mas retome uma trajetória de alta em 2019, até encerrar o ano em 8%.

 

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!