Países da Ásia-Pacífico concordam em buscar acordo sem EUA – Exame

Onze países concordaram em alcançar um grande acordo comercial, a Parceria Trans-Pacífico (TPP), retomado após a saída dos EUA

Por AFP

access_time 23 jan 2018, 15h51

Onze países da Ásia-Pacífico concordaram, nesta terça-feira (23), em alcançar um grande acordo comercial, a Parceria Trans-Pacífico (TPP), retomado após a saída dos Estados Unidos, segundo autoridades japonesas.

“Um acordo de princípio pelo TPP 11 finalmente foi assinado e os 11 países concordaram em seguir com os preparativos para assiná-lo”, disse o ministro de Economia japonês, Toshimitsu Motegi, à imprensa.

“Isso marca uma nova era para nosso país e o futuro da região Ásia-Pacífico”, acrescentou Motegi.

O acordo chegou após uma reunião de dois dias dos negociadores-chefes das 11 nações do TPP em Tóquio.

Os 11 vão trabalhar para assinar um acordo final no começo de março, disse uma nota.

O acordo incluiria todos os compromissos do TPP original, exceto algumas cláusulas temporariamente suspensas e alguns questões remanescentes a serem concluídas.

O presidente americano deixou o TPP em janeiro do ano passado, chamando o acordo de “assassino de empregos” e lançando dúvidas sobre o futuro do pacto.

Diversos membros, contudo, lutaram para sua retomada após a saída dos Estados Unidos, sobretudo Nova Zelândia e Japão.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!