Demanda do consumidor por crédito sobe 0,6% em 2017 – Exame

Trata-se da primeira variação positiva do indicador, medido pela FGV, no consolidado anual desde 2012, quando houve expansão de 7,2 por cento

Por Thaís Barcellos, do Estadão Conteúdo

access_time 24 jan 2018, 09h10

São Paulo – A demanda do consumidor por crédito cresceu 0,6% em 2017, de acordo com os dado nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) divulgados nesta quarta-feira, 24.

Essa é a primeira variação positiva no consolidado anual desde 2012, quando houve expansão de 7,2%.

Em dezembro ante novembro com ajuste sazonal, houve queda de 4% na procura por crédito, mas, na comparação com igual mês de 2016, o crescimento foi de 3,9%.

Em 2017, as instituições financeiras tiveram retração de 1,3%, enquanto o segmento não-financeiro registrou aumento de 1,8%. Na margem, o setor financeiro recuou 2,5% e o não-financeiro mostrou queda de 5%.

A Boa Vista SCPC destaca, em nota, que a recuperação da atividade econômica inicia um movimento de retomada do consumo que colabora para a elevação da demanda por crédito.

“Ademais, com as recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, espera-se para os próximos meses retomada mais consistente do indicador”, avalia a instituição.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!