Superávit comercial do Japão diminui 25% em 2017 – Exame

Tóquio – O Japão registrou forte queda no superávit de sua balança comercial em 2017, apesar de as exportações para a China – e para a Ásia de modo geral – terem atingido níveis recordes.

No ano passado, o superávit comercial japonês diminuiu 25%, a 2,991 trilhões de ienes (US$ 27,1 bilhões), à medida que a expansão das importações foi mais forte do que a das exportações.

Apenas em dezembro, as exportações do Japão tiveram alta de 9,3% na comparação anual, marcando o 13º avanço consecutivo. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal, no entanto, previam ganho maior, de 9,8%.

Já o superávit comercial do Japão com os EUA cresceu 3,1% em 2017, a 7,036 trilhões de ienes, atingindo o maior nível desde 2015.

O presidente americano, Donald Trump, tem criticado a China e o Japão por acumularem grandes superávits no comércio com os EUA. Nesta semana, Washington decidiu impor pesadas tarifas a importações de painéis solares e máquinas de lavar, visando principalmente produtores asiáticos.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!