Mais um fork do Bitcoin – Bitcoin Atom – Com Lightning Network e Atomic Swaps – Portal do Bitcoin

Desde a criação do Bitcoin por Satoshi Nakamoto, ocorreram diversas modificações no protocolo original e projetos totalmente novos realizaram forks para se diferenciar desse protocolo original. Litecoin, Bitcoin Cash, Bitcoin Gold conquistaram seu espaço, com cada um deles dizendo implementar melhorias em relação ao Bitcoin.

No seu estado atual, a rede do Bitcoin está vulnerável a uma série de fraquezas que tem atraído grande crítica à primeira e principal criptomoeda em existência. Isso não é surpresa já que mesmo Satoshi deixou claro que estava aberto para discutir suas ideia. As fraquezas herdadas levaram a diversas previsões de grupos opositores sobre o possível ‘destronamento’ do Bitcoin como criptomoeda #1.

Velocidade das transações

A velocidade com que as transações são confirmadas na rede bitcoin são baixas se comparadas ao que eram há apenas 2 anos atrás. Transações atrasadas se tornaram um cenáriocomum no Bitcoin, o que deixa os usuários frustrados com mais frequência. Essa questão é levada como uma das maiores razões para a moeda não ser considerada útil para realizar transações, somada à sua alta volatilidade. Aparentemente, para encorajar o uso amplo e a adoção da maioria, o valor do momento da transação não deve variar dependendo do tempo de recebimento. Esse dificilmente é o caso hoje em dia, já que as transações do Bitcoin chegam a lervar algumas horas para serem confirmadas. Diversas discussões e inovações como o Segwit surgiram por conta desse problema e até mesmo o hardfork que deu vida ao Bitcoin Cash foram baseados na busca pela eficiência da rede.

Custo por transação

As taxas de transação tornaram-se impraticáveis no ecossistema do Bitcoin. As taxas são muitas veses tão caras que chegam a ser ridículas.

Essas taxas contradizem o ideal original de se fazer uma transação p2p como um método mais barato de enviar dinheiro.

 

Outro Hardfork

A rede Bitcoin está prestes a experimentar outro hardfork por um time anônimo que dizem seguir os princípios originais de Satoshi Nakamoto ao criar o Bitcoin Atom (BCA).

Segundo o líder da equipe que prefere se manter anônimo, ao trazer a solução para o duplo problema de velocidade e custo, o protocolo irá rodar mecanismos on-chain e off-chain (ex:Lightning & Atomic Swaps). Ele aponta que mesmo a centralização sendo um problema menos óbvio para o Bitcoin, o risco proporcionado pelas exchanges nas quais a moeda é majoritariamente transacionada já é bastante preocupação para a indústria.

O time do Bitcoin Atom alega incluir funcionalidades de troca no protocolo dos nodos do Bitcoin, portanto ninguém pode controlar a troca, somente o sistema por si só.

Esse protocolo, no entanto, irá combinar tanto o Proof of Work, quanto o Proof of Stake, que será baseado no código base antigo do Bitcoin, diferente de algumas implementações parecidas antes dele.

O Fork é esperado entre 24 e 25 de Janeiro de 2018, no bloco 505888.

Quem quiser mais informações, acesse: https://bitcoinatom.io/

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!