Fitch reafirma rating da França em “AA”, com perspectiva estável – Exame

A agência comenta que a nota da França equilibra uma economia grande, rica e diversificada

Por Estadão Conteúdo

access_time 26 jan 2018, 20h35

São Paulo – A agência de classificação de risco Fitch reafirmou o rating de longo prazo e em escala global da França em ‘AA’, com perspectiva estável.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a agência comenta que a nota da França equilibra uma economia grande, rica e diversificada, instituições civis e sociais fortes e eficazes, além de um histórico de estabilidade macrofinanceira, com uma alta e ainda crescente relação dívida-PIB, e com o maior déficit orçamentário projetado na zona do euro neste ano. “O rating ainda se beneficia de uma forte flexibilidade financeira, ajudada pelas condições de financiamento na zona do euro e o acesso a mercados de capitais profundos e líquidos como um membro central da zona do euro”, disse a Fitch.

De acordo com a agência, reforma no mercado de trabalho na França, liderada pelo presidente Emmanuel Macron, “foi aprovada com relativamente pouca resistência dos sindicatos e também ajudou a estimular a confiança econômica”.

Para a Fitch, o impulso da reforma coincidiu com a aceleração da recuperação cíclica da França e, mais amplamente, na zona do euro.

A Fitch, no entanto, lembra que, em contraste com a agenda de reformas estruturais, a consolidação fiscal pode ser um problema para o país.

“O déficit orçamentário se beneficia da recuperação econômica e, provavelmente, caiu abaixo de 3% do PIB em 2017, mas a tendência do déficit estrutural subjacente é menos favorável”, comentou a agência.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!