Confiança da indústria fica estável em janeiro e traz incertezas – Exame

Índice da Confiança da Indústria (ICI), medida pela FGV, permaneceu em janeiro em 99,4 pontos, no nível mais alto desde janeiro de 2014

Por Camila Moreira, da Reuters

access_time 29 jan 2018, 08h26

São Paulo – A confiança da indústria brasileira ficou estável em janeiro, mostrando que o setor iniciou o ano com incerteza sobre a velocidade da recuperação econômica, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice da Confiança da Indústria (ICI) permaneceu em janeiro em 99,4 pontos, no nível mais alto desde janeiro de 2014 (99,6).

“Apesar da evolução favorável dos meses anteriores, o ainda elevado grau de incerteza econômica torna o setor inseguro quanto à velocidade de recuperação da economia nos próximos meses”, explicou em nota a coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV/IBRE, Tabi Thuler Santos.

Segundo a FGV, dos 19 segmentos pesquisados, 12 apresentaram alta.

Enquanto o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 2,4 pontos e chegou a 100,9 pontos, o Índice de Expectativas (IE) caiu 2,4 pontos e foi a 98 pontos.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada ficou estável em janeiro sobre o mês anterior, em 74,7 por cento.

O dado final da confiança não acompanhou o resultado da prévia, que tinha apontado melhora do sentimento no início do ano.

De acordo com a FGV, outros setores iniciaram o ano com a confiança em melhor situação, como as do consumidor e do comércio, que apresentaram altas.

Os dados mais recentes do IBGE mostram que em novembro a produção industrial brasileira cresceu pelo terceiro mês seguido, a um ritmo de 0,2 por cento sobre o mês anterior, com impulso da demanda de fim de ano.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!