Disposição do consumidor para gastar cresce 80% em um ano, diz Ibevar – Jornal do Comércio

O ânimo dos consumidores brasileiros cresceu no último ano. Em dezembro, a disposição de consumidores a comprar era 80% mais alta do que no mesmo mês do ano passado, segundo dados de pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) em parceria com a Epistemics. O indicador, baseado em manifestações de consumidores na internet, vem subindo desde abril do ano passado e, segundo o presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo, mostra uma tendência positiva pela frente.

A captura desse maior otimismo faz o Ibevar estimar um crescimento das vendas do varejo para o primeiro trimestre de 2018. A projeção é de aumento real de 5,4% nas vendas do varejo ampliado nos três primeiros meses do ano em comparação com igual período de 2017.

Embora espere um bom primeiro trimestre para o varejo, Felisoni considera que os resultados do ano ainda podem ser influenciados negativamente pelo fato de 2018 ser um ano de eleições. A avaliação é de que o cenário político incerto tende a afetar o humor dos consumidores.

“Essa melhora de ânimo observada até agora influencia as expectativas para 2018, mas é importante ressaltar que o que vai acontecer depende de como se desenrola o cenário eleitoral”, comentou. “Tenho a impressão de que o futuro dessa eleição está muito imprevisível”, disse. Para ele, a condenação em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode representar um fortalecimento de adversários de centro-direita. Ao mesmo tempo, ele considera que os projetos de centro ainda enfrentam dificuldades em meio ao discurso dos apoiadores de Lula de que ele foi injustiçado.

Outros elementos do cenário tendem a sustentar um ano ainda bom para o varejo, na avaliação de Felisoni. Ele menciona a redução da inflação e das taxas de juros ao consumidor. Além disso, destaca a recuperação do emprego, que, embora de forma lenta, tem ocorrido gradualmente.

O Ibevar modificou pela primeira vez sua metodologia de estudo da intenção de compra. Há anos a entidade estuda o comportamento dos consumidores, mas vinha baseando seus levantamentos em questionários aplicados na cidade de São Paulo. Agora, o estudo se baseia em uma análise de elementos dispostos em comentários na internet. O levantamento do Ibevar e Epistemics analisou uma amostra de 632 mil comentários em vídeos postados online de produtos de bens de consumo durável e estudou as manifestações de intenção de compra.

A pesquisa estudou ainda a disposição de gasto. A quantidade de dinheiro que os consumidores manifestam interesse em gastar cresceu 44,8% em 2017 na comparação com o ano anterior. Houve um salto nesse indicador a partir de setembro do ano passado, o que pode ter sido motivado pela proximidade da Black Friday, evento que marca um pico de vendas no varejo, sobretudo para bens duráveis.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!