Criptomoedas – Análise Mensal [Jan 2018] – Portal do Bitcoin

Este relatório apresenta dados sobre as mudanças nas criptomoedas durante o período de 2017-2018. Foi dada ênfase especial a uma análise das mudanças ocorridas em janeiro de 2018, inclusive durante a última semana (29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018).

1. Análise geral das criptomoedas e de ativos digitais (por semana, mês, trimestre). Tendências de mercado.

1.1 Análise geral das criptomoedas e análise do mercado digital (por semana, mês).

Desde o início de 2018, a capitalização de mercado das criptomoedas flutuou em cerca de $ 485 bilhões, de uma máxima no início do ano de $ 835,5 bilhões (em 7 de janeiro de 2018) para $ 348 bilhões (2 de fevereiro de 2018).

A capitalização mostra uma tendência descendente pela quarta semana consecutiva, com o índice Smith + Crown, por sua vez, caindo para 22.262. O domínio das quatro e oito maiores criptomoedas em 4 de fevereiro de 2018 (00:00 UTC) foi igual a 68,4% e 76,4%, respectivamente, com a dominância da Bitcoin caindo para 34,6% (ver Tabela 1.1).

Na semana passada (29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018), a capitalização de mercado de criptomoedas diminuiu de $ 600 bilhões para $ 350- $ 450 bilhões, o que levou a uma depreciação nos preços de quase todas as moedas e tokens nas 100 principais criptomoedas em termos de capitalização, exceto Revain, DigixDAO, Pilar e Tether (veja a figura 3).

O crescimento e queda dos preços das criptomoedas na semana passada (29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018)

Os preços de algumas criptomoedas podem flutuar entre -50% a + 50% ao longo de um único dia. Portanto, ao realizar uma análise das tendências dos preços da criptomoedas, é aconselhável usar seus valores diários médios  de várias criptoexchanges.

Abaixo, consideramos as 10 principais criptomoedas que apresentaram a maior queda ou ganho de preço na semana passada (fig. 2-3). A este respeito, foram consideradas apenas as moedas e tokens incluídas no top 100 em termos de capitalização (de acordo com os dados da coinmarketcap.com).

As Tabelas 1.2 e 1.3 mostram os possíveis fatores ou eventos que poderiam ter influenciado na flutuação nos preços de certas criptomoedas. A Tabela 1.4 mostra os possíveis fatores ou eventos que poderiam ter influenciado o mercado de criptomoedas em geral.

A queda nos preços da maioria das criptomoedas na semana passada em 10-15% é perfeitamente compreensível e está relacionada com tendências gerais no mercado de criptomoedas.

Na semana passada, apenas três moedas e tokens das 100 principais criptomoedas por capitalização (sem contar o Tether) demostraram crescimento de preços (Figura 3, Tabela 1.3).

Ao longo da semana passada, o número de criptomoedas com uma capitalização de mais de $ 1 bilhão caiu de 36 para 26, e nenhum deles aumentou no preço com base nos resultados da semana.

A Tabela 1.4 mostra os eventos ocorridos entre 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018 que tiveram impacto tanto nos preços das criptomoedas dominantes quanto no mercado em geral, com indicação de sua natureza e tipo de impacto.

Para analisar a atividade de negociação nas exchanges de criptomoedas, o índice ZAK-n Crypto é calculado (veja o Glossário). Os valores dos índices ZAK-4 Crypto e ZAK-8 Crypto são apresentados nas Tabelas 1.1, 1.5.a e 1.5.b. Por exemplo, em 2 de janeiro de 2018, o volume de negócios em 24 horas (Volume 24h) para as quatro criptomoedas dominantes (Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Ripple) excedeu os $ 40 bilhões (Tabela 1.5.a).

O valor do ZAK-4 Crypto igualou 8,1%, o que atesta a alta liquidez e o dinamismo do mercado das criptomoedas dominantes. No início da desaceleração do mercado de criptomoedas (17 de janeiro de 2018 e 2 de fevereiro de 2018), o valor do índice atingiu 9,7% e 7,6%, respectivamente, ou seja, o volume de negócios diário de criptomoedas igualou quase 10% da capitalização de mercado total.

Os volumes de negociação em 24 horas (Volume 24h) para as oito criptomoedas dominantes (Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Ripple, Litecoin, Stellar, NEO e Cardano) totalizaram $ 14,2 bilhões no final da semana passada (Tabela 1.5.b) ou seja, 4,1% de sua capitalização de mercado. Os índices ZAK-4 Crypto e ZAK-8 Crypto são considerados com mais detalhes nas Tabelas 1.5.a e 1.5.b.

Em geral, houve uma discrepância bastante considerável nas mudanças dos preços em janeiro (1 a 31 de janeiro de 2018) de -50% para + 92%, mesmo entre os líderes em termos de capitalização (figura 4). É claro que os proprietários reorganizaram suas preferências na busca do melhor portfólio.

Após o crescimento prolongado de todo o mercado de criptomoedas em todo o ano de 2017, a maioria das moedas e tokens experimentou um grande ajuste em janeiro e início de fevereiro. Os preços da maioria das moedas e tokens mais populares caíram consideravelmente, até o início de dezembro.

Muitos previam esse ajuste, como acontece após cada salto no mercado. Os movimentos no preço Bitcoin são geralmente o sinal para os participantes do mercado, com um ajuste descendente médio de 30-50% ocorrendo após aumentos bruscos, o que arrasa todas as altcoins com ele. Esta teoria é suportada pelos gráficos da (https://coinmarketcap.com/), que mostram que criptomoedas e tokens experimentaram um crescimento rápido ao longo de vários meses a partir de novembro, com capitalização de mercado aumentando de $ 200 bilhões no início de novembro para $ 800 bilhões no início de janeiro. Muitos analistas preveem um ajuste para baixo depois de um grande salto.

Os principais desencadeantes para o início do ajuste do mercado foram a queda no preço da Bitcoin no contexto do vencimento dos contratos de futuros (nos quais era vantajoso para os principais players que o preço do bitcoin fosse menor do que na abertura dos contratos de futuros) , as notícias desfavoráveis dos mercados sul-coreanos, onde a regulação da indústria de criptomoedas foi apertada e a proibição total da indústria de criptomoedas na Índia.

No entanto, como pode ser visto na tabela acima, cinco criptomoedas/tokens (Ethereum, EOS, NEO, Stellar e EOS) não experimentaram este ajuste significativo. Isso pode ser devido ao fato de que seu ciclo corre um pouco atrás do ciclo Bitcoin. Esses projetos de criptomoedas são concorrentes muito próximos, e seus preços se correlacionam fortemente uns com os outros, em particular com o líder do setor: Ethereum. Todos os projetos oferecem a oportunidade de lançar projetos independentes na cadeia de blocos. Resulta do gráfico que a ETH está atrasada um pouco atrás do Bitcoin, e seu rápido crescimento e queda começam um pouco mais tarde do que o do Bitcoin. Os outros três projetos (Stellar, EOS e NEO) seguem o movimento do ETH.

A Tabela 1.6 fornece uma lista de eventos, informações surgidas na semana passada; o que pode afetar os preços de criptomoedas específicas e o mercado em geral.

1.2 Tendências de mercado

As tendências semanais da criptomoedas e do mercado de ativos digitais entre 1 de outubro de 2017 a 4 de fevereiro de 2018 são apresentadas como gráficos (Fig. 1.1-1.5) *.

A Figura 1.1 mostra um gráfico da mudança semanal do mercado de moedas criptográficas de 1 de outubro de 2017 a 4 de fevereiro de 2018. Durante esse período, a capitalização de mercado aumentou de $ 146,9 bilhões para $ 442,8 bilhões, um crescimento de 2.402% em relação ao início de 2017. Durante a primeira semana de janeiro de 2018, a capitalização total de mercado superou os $ 800 bilhões pela primeira vez, mas nas quatro semanas seguintes (8 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018) a capitalização de mercado total caiu de $ 822.5 bilhões para $ 442.8 bilhões (a partir de 4 de fevereiro de 2018 , com base nos números médios da coinmarketcap.com), ou seja, quase foi reduzido para metade.

Apesar do crescimento significativo na capitalização de mercado de criptomoedas no terceiro trimestre de 2017 e ao longo de todo o ano, o mercado é suscetível a flutuações súbitas e drásticas. A maior taxa de crescimento no quarto trimestre de 2017 foi de cerca de $ 200 bilhões, ou 54%, durante a semana de 17 a 24 de dezembro de 2017. Durante a primeira semana de janeiro, a capitalização de mercado aumentou em aproximadamente $ 250 bilhões, ou 44%,mas nas quatro semanas seguintes diminui aproximadamente $ 100 bilhões, $ 130 bilhões, $ 20 bilhões e $ 136 bilhões, respectivamente (com a devida conta dos dados diários médios, ver figura 1.2).

O número total de criptomoedas e ativos digitais listados nas bolsas cresceu desde o início de outubro de 1.091 para 1.482. Seu número aumentou em 8 durante a semana passada, de 1.474 para 1.482. Nesse sentido, ao longo das últimas quatro semanas, a média das criptomoedas e a capitalização de ativos digitais diminuíram de $ 607 milhões para $ 298,8 milhões.

O mercado caiu quatro semanas seguidas. É bastante difícil construir previsões de tendências devido à alta sensibilidade do mercado de criptomoedas às notícias e aos constantes eventos que ocorrem neste setor dinâmico e intensivo em tecnologia. O mercado não se limita ao território de um país, o que significa que os eventos que ocorrem em todo o mundo têm impacto na capitalização.

O último mês foi muito agitado. Em 2017, o mercado de criptomoedas atraiu a atenção das principais estruturas industriais em todo o mundo. Como resultado, os mecanismos relacionados à regulamentação da indústria de criptomoedas surgiram em muitos países.

Muitas ações destinadas a identificação, tributação, centralização, limitação funcional, proibições e inspeções estão levando a uma redução parcial da descentralização, um aumento nos custos e, naturalmente, a um ajuste a baixa da capitalização. A incerteza e as expectativas são fatores que podem levar a uma queda acentuada nos preços, bem como a um crescimento precipitado subsequente. O ano atual de 2018 será um ano de regulamentação e formação do quadro legal para circulação de criptomedas.

Isso tem um lado positivo relacionado a uma redução de riscos, um aumento de garantias e ao surgimento de regras jurídicas mais claras e responsabilidade de todas as instituições e participantes do mercado de criptomoedas.

Autores:
Professor Dmitrii Kornilov, Doutor em Economia, Membro da Academia Russa de Ciências Naturais e Leading Analyst at ICOBox (LinkedIn, Twitter); Dima Zaitsev, PhD em Economia, Head of International Public Relations and Business Analytics Department Chief na ICOBox (LinkedInTwitter); Nick Evdokimov, Co-Founder da ICOBox (LinkedinTwitter); Mike Raitsyn, Co-Founder da ICOBox (LinkedInTwitter); Anar Babaev, Co-Founder da ICOBox (LinkedIn, Twitter); Daria Generalova, Co-Founder da ICOBox (LinkedIn);Traduzido por Mikael Araújo, ICOBox PR Representative (LinkedInTwitter).

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!