Brasil é penúltimo em ranking de competitividade com 18 países – Exame

O país está na mesma posição desde 2012, quando o ranking da CNI começou a ser divulgado, e só fica atrás da Argentina, que pode nos superar

access_time 15 fev 2018, 12h11 – Publicado em 15 fev 2018, 12h07

São Paulo – O Brasil está em penúltimo lugar em um ranking de competitividade da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 18 países divulgado nesta quinta-feira (15).

O país está na mesma posição desde 2012, quando o ranking começou a ser divulgado, e só fica atrás da Argentina.

No entanto, o Brasil já corre o risco de ser superado por causa de avanços recentes na vizinha, que passou à frente em 2017 em dois fatores: ambiente macroeconômico e ambiente de negócios.

Além disso, a Argentina também supera o Brasil em outros três quesitos: disponibilidade e custo de capital, infraestrutura e logística e educação.

O Brasil só não caiu para a última posição porque nos fatores em que estamos na frente, nosso desempenho é muito superior.

Os países analisados pelo ranking foram África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Índia, Indonésia, México, Peru, Polônia, Rússia, Tailândia e Turquia.

Os fatores analisados foram disponibilidade e custo de mão de obra, disponibilidade e custo de capital, infraestrutura e logística, peso dos tributos, ambiente macroeconômico, competição e escala do mercado doméstico, ambiente de negócios, educação e tecnologia e inovação.

Estes fatores foram desdobrados em 20 subfatores, aos quais foram associadas 56 variáveis.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!