Bolsa de Tóquio amplia ganhos na esteira de Nova Iorque, mas outras asiáticas não operam – Jornal do Comércio

A Bolsa de Tóquio fechou em forte alta pelo segundo dia consecutivo nesta sexta-feira (16), mais uma vez ajudada pelo bom desempenho recente dos mercados acionários de Nova Iorque, que ontem acumularam ganhos pelo quinto pregão seguido, depois de sofrerem quedas históricas na semana passada. Outras bolsas relevantes da Ásia não operaram hoje devido ao feriado do ano-novo chinês.

O Nikkei subiu 1,19%, terminando a sessão a 21.720,25 pontos. Ao longo da semana, o índice japonês reverteu perdas de terça e quarta-feira e garantiu alta de 1,58%.

Segundo analistas, o Nikkei também foi favorecido nos últimos dois dias por uma forte rodada de balanços corporativos no Japão, fator que ajudou a compensar a continuidade da tendência de valorização do iene em relação ao dólar.

Também nesta madrugada, o governo japonês nomeou Haruhiko Kuroda para um segundo mandato de cinco anos como presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), numa indicação de que a instituição prosseguirá com sua agressiva política de estímulos monetários. Kuroda está no comando do BoJ desde 2013.

Não houve negócios em vários outros países da Ásia devido ao feriado do ano-novo lunar, como também é conhecido o ano-novo da China. As bolsas chinesas estão fechadas desde ontem e só voltarão a operar no próximo dia 22. O mesmo feriado manteve inativos hoje os mercados de Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul, Filipinas, Malásia, Indonésia e Vietnã.

Na Oceania, a bolsa australiana teve baixa marginal de 0,08% nesta sexta, fechando a 5.904,00 pontos. Na semana, por outro lado, o índice S&P/ASX 200 assegurou valorização de 1,1% em Sydney, graças ao avanço de quase 1,2% da sessão anterior.

Fonte Oficial: Jornal do Comércio.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!