Com Carnaval, vendas à vista subiram na 1ª quinzena de fevereiro em SP – Valor

SÃO PAULO  –  O Carnaval paulistano ajudou a elevar o movimento nas lojas na primeira quinzena de fevereiro. Segundo medição da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as vendas à vista aumentaram 3,1% nas duas primeiras semanas deste mês, em relação a igual período de janeiro, que teve o mesmo número de dias úteis.

Nos últimos três anos, as vendas à vista caíram em média 3% em igual comparação. Segundo Emílio Alfieri, economista da ACSP, o Carnaval alterou a sazonalidade do varejo na capital paulista. “Neste ano, de forma inédita, o Carnaval de rua conseguiu reter grande parte dos paulistanos na cidade, o que beneficiou segmentos como alimentos, bebidas, vestuário e adereços”, afirma Alfieri em nota.

Por outro lado, as vendas a prazo diminuíram 6% entre a primeira quinzena de janeiro e a de fevereiro. Para a entidade, o recuo foi provocado pela base de comparação elevada do primeiro mês do ano, em que promoções incentivaram as compras de bens de consumo duráveis. Na média das vendas à vista e a prazo, houve queda de 1,5% no comércio.

Na comparação com a primeira quinzena de fevereiro de 2017, quando houve um dia útil a menos, as vendas à vista encolheram 0,1%. “Tivessem as duas quinzenas a mesma quantidade de dias úteis, as vendas à vista teriam fechado no azul”, avalia o economista da ACSP.

Já as vendas a prazo subiram 6,4% em igual período, expansão influenciada por bens duráveis. “Os juros menores estimularam a compra desses itens. Em fevereiro de 2017, por exemplo, a Selic era 12,25%, enquanto neste ano era de 7% no início do mês”, comenta a entidade.

“Esses números são uma fotografia do momento. Somente no fechamento do mês é que saberemos o desempenho de fevereiro, até porque no ano passado o Carnaval foi na segunda metade do mês”, pondera Alfieri.

Fonte Oficial: Valor.

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