O Fundador da BubbleTone, Yury Morozov, Planeja Mudar o Mundo das Telecomunicações – Portal do Bitcoin

Entrevista com Yury Morozov, o fundador e CEO da BubbleTone, a primeira blockchain para a indústria de telecomunicações. O Sr. Morozov tem mais de 20 anos de experiência no setor de telecomunicações com uma série de negócios bem sucedidos sob o seu comando. Há 16 anos foi presidente do Conselho de Administração da CountryCom. Ele fundou recentemente a BubbleTone com a intenção de revolucionar o mercado de telecomunicações de roaming móvel.

Você pode nos dar uma visão geral do que o BubbleTone é?

MOROZOV: BubbleTone está construindo o primeiro sistema descentralizado e global de blockchain de telecomunicações que permite que usuários e provedores de redes móveis interajam de forma segura e direta. A ideia central do projeto é desenvolver uma plataforma de telecomunicações global, onde os usuários poderão comprar pacotes de serviços usando seu cartão SIM existente, onde quer que estejam no mundo. Nosso objetivo é eliminar a roaming internacional de telecomunicações, que é ineficaz e onerosa para os usuários e os provedores.

A capacidade de reter seu cartão SIM e eliminar tarifas de roaming certamente parece uma ideia atrativa. Como o seu sistema funciona para garantir que isso aconteça sem problemas?

MOROZOV: Nossa plataforma está sendo desenvolvida para garantir que a experiência seja perfeita para os clientes. Eles simplesmente precisam baixar e registrar o aplicativo, que pode verificar facilmente a identidade digital do usuário com o banco de dados do seu operador doméstico através de procedimentos padrão e seguros da indústria. A pessoa pode então selecionar o plano de voz e dados que eles precisam de um provedor em seu país de destino de viagem e comprar o contrato com tokens, criptomoedas ou moedas fiat. Uma vez que um usuário paga o serviço, um contrato inteligente é gerado. O perfil móvel do provedor estrangeiro será transferido “por via aérea” na forma de chaves criptografadas para o cartão SIM do usuário, permitindo que eles liguem e usem a internet diretamente através do operador local quando estiverem no exterior. Isso significa que os usuários podem acessar as velocidades de qualidade LTE mais rápidas e evitar a “Internet lenta em loop” porque eles estão trabalhando diretamente através da rede local.

Esses tipos de transações são realmente seguras para os usuários?

MOZOROV: Nossa tecnologia garante que os dados do usuário nunca sejam transferidos em qualquer lugar, pois podem ser validados no blockchain por operadores de redes móveis estrangeiros no país de destino do usuário. O contrato inteligente também garante que a taxa que o provedor estabeleça só será debitada após a conclusão do contrato, protegendo assim o usuário.

Parece que a plataforma resolve muitos dos problemas enfrentados pelos clientes de roaming. Mas quais aspectos do BubbleTone você acha que serão atraentes para potenciais provedores de serviços?

MOROZOV: Nossa plataforma elimina essencialmente a barreira à entrada dos fornecedores no mercado. Operadores grandes e pequenos podem se juntar facilmente à nossa plataforma, em qualquer mercado. Os players ainda menores têm a oportunidade de aumentar sua base de assinantes e obter um novo canal de receita através do ecossistema. Nossos potenciais parceiros de telecomunicações podem usar nossa plataforma baseada em Graphene gratuitamente e o código fonte já está disponível no GitHub. Depois de criar uma conta na plataforma BubbleTone, as operadoras móveis podem usar os modelos de contratos inteligentes fornecidos para publicar rapidamente suas ofertas no blockchain de cadastro para que todos os usuários do aplicativo vejam. Isso significa que os provedores podem “puxar” usuários identificados de forma segura em sua rede através de um contrato inteligente mutuamente acordado e exigível. O advento dos contratos inteligentes baseados em blockchain também eliminará a questão do não pagamento por serviços prestados, o que é um grande problema para a indústria.

Como você acha que a tecnologia blockchain transformará a indústria de telecomunicações?

MOROZOV: Vai transformar a indústria em sua cabeça. Em um nível de infra-estrutura, o roaming móvel internacional é ineficiente e desatualizado. É pesado e caro para as operadoras configurar e implementar, e mais importante, é proibitivamente caro para os usuários – apenas cerca de 7% da população mundial pode pagar as taxas de roaming cobradas pelos operadores domésticos. BubbleTone é um projeto global, sem nenhuma dessas restrições regionais.

Você soa como alguém que quer mudar o mundo. Você pode falar um pouco mais sobre os objetivos da sua empresa nesta frente?

MOROZOV: Queremos democratizar a indústria de telecomunicações a nível mundial, e acreditamos que conseguiremos isso, criando espaço para pequenas e médias empresas. Os países em desenvolvimento foram atingidos fortemente pelo que eu chamo de “divisão de roaming”. Seus operadores locais são cobrados taxas mais altas pelos principais players de telecomunicações do mundo, porque esses mercados não são vistos como uma fonte confiável de lucro. Como uma operadora de médio porte, conhecemos muito bem essas queixas, e queríamos criar uma plataforma que incluísse as empresas menores. Com a plataforma blockchain que a BubbleTone está desenvolvendo, as operadoras móveis e os usuários finais se conectarão diretamente aos preços locais durante a viagem. Os operadores podem expandir sua base de assinantes sem investimentos extras, enquanto os usuários irão desfrutar de serviços móveis de alta qualidade a preços locais excelentes.

Que outros serviços a BubbleTone poderia oferecer?

MOROZOV: Imaginamos um uso mais amplo do blockchain nas telecomunicações. Por exemplo, para garantir uma autenticação segura e conveniente no blockchain da BubbleTone, apresentamos soluções pioneiras para gerenciamento de ID digital. Praticamente qualquer serviço de valor agregado on-line, por exemplo, serviços de música digital ou armazenamento em nuvem, pode ser vendido no blockchain da BubbleTone pelos provedores de serviços para assinantes móveis em qualquer lugar do mundo.

Você está entrando atualmente nas etapas finais do seu ICO, o que vem depois para a empresa?

MOROZOV: Estamos trabalhando em uma atualização do messenger BubbleTone, que em breve estaremos nos conectando à nossa plataforma blockchain. Também estamos no processo de incorporar ferramentas de votação de usuários nele. Vamos mostrar a integração do aplicativo com o blockchain durante o Mobile World Congress em Barcelona no final de fevereiro de 2018.

Você escolheu fazer parceria com a ICOBox para ajudar a guiá-lo através do lançamento do ICO do Universal Mobile Token (UMT). Como foi essa experiência?

MOROZOV: As soluções SaaS da ICOBox tornaram os preparativos para o nosso ICO muito mais rápido e fácil. Nós sentimos que eles trouxeram conhecimentos técnicos, legais e de marketing vitais para o projeto.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!